Na noite dessa terça-feira, 1º, o prefeito Edvaldo Nogueira participou da solenidade de posse da nova presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a conselheira Isabel Nabuco, que comandará o órgão pelos próximos dois anos. A cerimônia aconteceu no Palácio Governador Albano Franco, sede da Corte de Contas em Sergipe.
Escolhida por unanimidade para ocupar o cargo, Isabel Nabuco é a primeira mulher a assumir a presidência do TCE, em 41 anos de existência do órgão. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, que compareceu ao evento ao lado da primeira-dama Danusa Silva, a sensibilidade de uma mulher na administração e a já conhecida competência da conselheira são garantias de um trabalho sólido para os próximos anos.
"Isabel Nabuco é uma pessoa com extraordinária formação e experiência, que tem desenvolvido com muita propriedade e competência seu trabalho enquanto conselheira. É um marco para todos nós o fato de ela ser a primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal de Contas do Estado. Por todos esses aspectos, acredito que ela é uma pessoa que vai ajudar a melhorar cada vez mais o serviço público, trabalhando, como sempre trabalhou, em benefício da população da nossa cidade e do Estado de Sergipe", disse o prefeito de Aracaju.
Transmissão
Também tomaram posse durante a solenidade o vice-presidente da Corte de Contas, o conselheiro Carlos Alberto Sobral, e o novo corregedor-geral do TCE, Reinaldo Moura, que transmitiu o cargo de presidente à nova gestora do órgão. Durante seu último discurso enquanto presidente do Tribunal, Reinaldo Moura fez uma análise de sua gestão. Entre as principais ações do ex-presidente estão a construção da praça no entorno do TCE, feita em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju, e o estreitamento do vínculo com a imprensa, que se tornou a marca registrada da sua gestão.
"Na condição de comunicador que sempre fui, entendi que teríamos de fortalecer o diálogo direto e permanente com os veículos de comunicação, para que pudéssemos superar incompreensões, evitar conflitos e dar respostas a todos os questionamentos. Nenhuma atividade pública pode ser indiferente às demandas e perguntas da sociedade", disse Reinaldo Moura em seu discurso de transmissão de cargo.
Projetos
Além de ressaltar a ascensão da figura feminina no poder público, a presidente do TCE anunciou alguns projetos que pretende ampliar e disse que vai intensificar as ações fiscalizadoras do órgão. Após dez anos sendo a única mulher atuando como conselheira na Corte de Contas, Isabel Nabuco assume a presidência já estabelecendo metas a serem atingidas durante o biênio que se inicia.
"Meu objetivo é fazer do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe o braço da cidadania no acompanhamento das gestões públicas, no combate à corrupção e na fiscalização do uso do dinheiro público. Para tanto, temos que estar bem estruturados para que nossas ações sejam transparentes. Uma das novas ações será criar e implantar a diretoria de controle interno de obras e serviços. Com isso, vamos fazer o acompanhamento da prestação de serviços, avaliando a forma de pagamento, a qualidade das obras e dos serviços prestados", afirmou a nova presidente.
Para o governador Marcelo Déda, que prestigiou a solenidade, a expectativa para o primeiro mandato feminino no TCE é positiva. Segundo Déda, o bom relacionamento entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas é algo que deverá ser mantido com a nova gestão. "Acredito que a marca do nosso relacionamento será a do respeito mútuo, da colaboração institucional e do cumprimento das atribuições que a Constituição estabelece. Acredito que a conselheira Isabel Nabuco irá conduzir nossa Corte de Contas com um relacionamento positivo, dentro de um clima de harmonia, colaboração e contribuição, para que possamos juntos consolidar práticas administrativas que respeitem a Constituição e preservem o interesse público", afirmou.
Presenças
Também participaram da solenidade o senador Eduardo Amorim, a presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o presidente do Tribunal de Justiça, José Alves Neto, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz Mendonça, o vereador Evando Franca, representando a Câmara de Vereadores, a desembargadora Maria Cristina Foz Mendonça, representando o Ministério Público do Estado, e a primeira-dama do Estado e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, além de autoridades estaduais e municipais, familiares da nova presidência e funcionários do Tribunal.