Carnaval é comemorado no Cras João Oliveira Sobral

Família e Assistência Social
02/03/2011 19h28
Início > Noticias > 44977

Dezenas de crianças, adolescentes e idosos atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) João de Oliveira Sobral dançaram ao som das tradicionais marchinhas tocadas pela banda ‘Frevo Folia'. A comemoração carnavalesca é promovida todos os anos pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), com o objetivo de integrar e alegrar os beneficiários de programas sociais. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 2, no próprio Cras, localizado na rua Senhor do Bonfim, bairro Santos Dumont.

Para o adolescente Jaderson Nunes, assistido pelo Cras, a animação dos idosos serve de lição para os mais jovens. "Nessa festa os idosos parecem estar mais animados que os jovens e isso é muito bom. É uma espécie de lição para nós. Estou muito feliz, pois todos aqui têm a liberdade de extravasar, algo que muitos não fazem no dia a dia", concluiu.

A adolescente Tamires Andrade disse que a mistura intergeracional acaba sendo muito construtiva. "Acho interessante o trabalho desenvolvido no Cras porque proporciona a união das gerações, o que traz muitos ensinamentos para todos nós. Gosto de estar perto dos idosos porque aprendemos muito com eles, e isso é muito divertido", contou.

Liberdade

Dona Adelmira Conceição faz parte do grupo de convivência do Cras. Para ela, a comemoração faz com que a liberdade seja redescoberta. "Essa festa significa muito para mim porque acabo esquecendo os meus problemas. Aqui me sinto criança novamente e preencho meu coração com alegria. Essa comemoração faz com que as pessoas redescubram a liberdade", disse emocionada.

Dona Maria Cecília Cavalcante parabenizou toda a equipe do Cras pela realização da festa e pelo respeito e carinho com que é tratada diariamente. "Sinto-me feliz no Cras, junto ao Grupo de Convivência. Nesse dia de folia tenho a possibilidade de pular, gritar e ser livre. Esse carnaval de marchinhas me faz relembrar os antigos tempos em que brincava nos salões. Não posso deixar de parabenizar a todos que fazem parte do Cras, pois todos nos tratam muito bem", revelou satisfeita.   

A coordenadora do Cras, Denise Rocha, disse que o sucesso da festa de carnaval é fruto da dedicação da equipe da Semasc. "Todo ano a Semasc faz questão de proporcionar às nossas crianças, aos adolescentes e idosos de nossos programas uma tarde diferenciada para comemorar o carnaval, pois muitos dos nossos usuários não têm a oportunidade de brincar o carnaval ou não sabem direito como é a festa", salientou a coordenadora.

Resgate

Para Beto Nunes, um dos integrante da banda ‘Frevo Folia', a festa de carnaval do Cras faz com que idosos e jovens compartilhem produções culturais realizadas em épocas diferentes. "Essa folia está sendo muito importante, principalmente pelo resgate cultural promovido pela Semasc. E o mais interessante é que não só os idosos revivem seus antigos momentos, mas também as crianças e os adolescentes entram em contato direto com os bailes de carnaval de outrora. Nós estamos relembrando aquela época chamada 'Época Dourada do Carnaval' e os mais jovens estão tendo oportunidade de conhece-la", disse.

De acordo com o psicólogo do Cras, Marco Aurélio, o festejo garante a integração e o despertar da juventude guardada em cada geração. "Essa festa vem para resgatar o espírito carnavalesco e possibilitar também a integração entre gerações, pois temos projetos no Cras que atendem a todas as faixas etárias. Essa festa está muito animada, pois está presente em cada geração a energia da juventude", afirmou.

Cras Risoleta Neves

O Cras Risoleta Neves levou muita alegria, animação e colorido às ruas do bairro Alto da Jaqueira. Na manhã dessa terça-feira, 01, cerca de 200 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos atendidos no equipamento social contagiaram os moradores com um verdadeiro carnaval de rua.

Embalados ao som da banda de frevo nem o sol forte foi capaz de espantar a alegria dos foliões que aproveitaram cada minuto para viver uma experiência inesquecível. Máscaras carnavalescas, roupas coloridas foram instrumentos indispensáveis e deram um brilho especial ao cortejo quer invadiu as ruas do bairro.    

Outras festas

O carnaval também foi comemorado nos Cras Jardim Esperança, Madre Tereza de Calcutá, Santa Maria, Porto D'anta, Coqueiral, Pedro Averan, Risoleta Neves, Antônio Valença Rollemberg Leite e Enedina Bonfim.