Prefeitura recebe comissão de moradores do Aloque

Família e Assistência Social
03/03/2011 15h03
Início > Notícias > Prefeitura recebe comissão de moradores do Aloque

Uma comissão de moradores do bairro Aloque se reuniu com o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg. A reunião foi realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e contou com a presença da vereadora Míriam Ribeiro (PSDB). O objetivo do encontro foi discutir o fechamento do prédio que abriga a Unidade Socioeducativa (Use) Irmã Caridade F. Matos, situado na localidade.

Considerando o estado de conservação do prédio, os serviços oferecidos na unidade foram transferidos para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Teresa de Calcutá, localizado no Largo da Aparecida, bairro Jabotiana, para proporcionar mais conforto e segurança a todas as famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Bosco Rolemberg destacou que a Semasc está disponibilizando diariamente transporte para levar e trazer a população, evitando, com isso, a falta de atendimento à comunidade.

Os representantes dos moradores entregaram um documento solicitando a manutenção de serviços de assistência social e saúde, e ainda a construção de uma creche. "O prédio não apresenta condições de segurança para a continuidade dos serviços. Ao transferir os usuários, o que nós fizemos foi zelar pela integridade física de crianças, adolescentes e idosos, evitando que algo grave viesse a acontecer", ressaltou o secretário, que foi enfático ao afirmar que a comunidade do Aloque não ficará sem os serviços da assistência social. "Os serviços que nós oferecemos continuarão normalmente", assegurou.

Sobre a possibilidade da construção de uma creche e a manutenção do posto de saúde, Bosco Rolemberg pediu um prazo de 15 dias após o carnaval para que possa discutir o assunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). "Como esses pedidos envolvem outras pastas, vamos analisar a situação para chegarmos a uma decisão que garanta a qualidade dos serviços que a Prefeitura de Aracaju mantém no local", ressaltou.

Resultados

A vereadora Míriam Ribeiro acompanhou a reunião e destacou o esforço da Prefeitura de Aracaju para manter os serviços na área. Para ela, a avaliação do encontro é extremamente positiva. "As pessoas da comunidade saíram daqui com a certeza de que o trabalho que está sendo desenvolvido vai continuar normalmente, já que a Semasc está disponibilizando transporte e a população não foi prejudicada. Sabemos que a prefeitura está olhando pelo Aloque e que essa comunidade não está esquecida", afirmou.  

A comissão de moradores ficou satisfeita com o resultado do encontro. "A comunidade sai muito feliz porque tivemos uma conversa bem agradável e produtiva com o secretário de Assistência Social, que nos tranquilizou. Agora tenho a certeza de que, de hoje em diante, as coisas no Aloque vão melhorar significativamente", afirmou o representante dos moradores, Paulo dos Santos.

Atualmente 27 crianças e adolescentes são atendidos pela USE, sendo 12 pela manhã e 15 pela tarde. A unidade mantém ainda um Grupo de Convivência da Terceira Idade, que desenvolve uma série de atividades integrativas para idosos da comunidade.

Presenças

Além do secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, da vereadora Míriam Ribeiro e de representantes dos moradores, participaram da reunião a secretária adjunta da Semasc, Edvaneide Lima, a coordenadora de Proteção Social Básica, Yolanda Oliveira, e representantes do Instituto Braços.