Aracaju organiza videoconferência nacional de mobilização contra dengue

Saúde
03/03/2011 17h18

O Núcleo de Conselhos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Aracaju viabilizaram nesta quinta, 3, a transmissão em tempo real da videoconferência 'O controle social no combate à dengue'. Na capital, a videoconferência foi transmitida no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), localizado na rua Luis Carlos Prestes, nº 99, bairro Ponto Novo.

"A SMS mobilizou os conselheiros municipais de saúde e montou a estrutura tecnológica em um ambiente climatizado e confortável. Com essa parceria tem sido possível realizar importantes inciativas para fortalecer a relação entre o poder público e as redes de controle social. O tema da dengue tem uma trajetória consolidada e deverá permanecer para juntos ampliarmos a mobilização popular de combate à dengue nos bairros aracajuanos", afirma o coordenador do Núcleo de Conselho da SMS, Hélio Farias Menezes.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Luis Macedo de Santana, presente na transmissão da conferência, destacou o trabalho de controle e combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em Aracaju. "O município tem um eficiente e exaustivo trabalho de controle do mosquito e de mobilização da população. O resultado desse trabalho se traduz na redução dos índices de infestação. Essa luta se fortalecerá com a participação de cada um de nós apoiando a prefeitura, como agentes transformadores da realidade", diz Marcos Santana.

Sala

A conferência nacional foi organizada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. O objetivo da transmissão ao vivo foi o de chamar a atenção dos conselheiros de saúde de todo o país para a importância do papel do controle social no combate ao Aedes aegypti e à dengue. Todos os estados brasileiros montaram uma sala para a transmissão. Em Sergipe, além da sala de Aracaju, o Núcleo Estadual do Ministério de Saúde também criou um espaço semelhante.

Na mesa nacional, montada no Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília, estavam o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa; o representante da Organização Pan-americana em Saúde (Opas), Diego Victória; o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, e os conselheiros nacionais de saúde, Ronald Ferreira dos Santos, e Laudeci Vieira dos Santos. Além desses, estavam presentes no plenário representantes do Conselho de Saúde do Distrito Federal.