Para assegurar a melhoria da qualidade de vida da população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando mais uma importante iniciativa na capital. As obras de infraestrutura das comunidades ponta da Asa I e II no bairro Lamarão, zona norte da cidade, prosseguem em ritmo acelerado.
Orçados em 4,2 milhões, os serviços foram iniciados no ano passado e seguem o cronograma estabelecido. A obra consiste na urbanização de 3,5 km em 30 vias que compreendem 22.627 m² de pavimentação em paralelepípedo, ladeando 11.133 m² de calçadas.
Estão previstos ainda 1.100 m de rede de energia, 3.300 m de rede de água, e 2.800 m de rede de esgoto, que terá 1.924 m de bueiros instalados, beneficiando cerca de 250 famílias. Nesta etapa, uma equipe composta por 25 operários trabalha de segunda a sábado na finalização das atividades.
A equipe concentra os trabalhos na colocação das pedras de paralelepípedo em algumas vias do bairro e na conclusão das muretas de contenção, que garantirão a segurança e estabilidade das residências após a pavimentação das ruas. A edificação vai reforçar a estrutura das casas, pois como se trata de uma área de declive, e os muros vão sustentar o terreno, coibindo o risco de desabamentos.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, várias ruas e travessas da localidade já tiveram os serviços concluídos. "A pavimentação de algumas vias já foi finalizada, além da implantação de caixas coletoras e a substituição da rede de drenagem. Essa é uma obra que vai mudar a vida de milhares de pessoas", garante o engenheiro.