A Prefeitura de Aracaju, em parceria com os governos estadual e federal, vem realizando obras que estão beneficiando milhares de famílias em três bairros da cidade. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a administração pública está investindo na infraestrutura dos bairros Santa Maria, 17 de Março e da comunidade Coqueiral, no bairro Porto Dantas, zona norte da capital.
Para integrar as ações entre a Emurb e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) do Governo do Estado, responsável pela implantação das redes de esgoto, água e drenagem, o engenheiro Osvaldo Nascimento, presidente da empresa municipal, realizou na manhã desta quinta-feira, 3, uma reunião estratégica para tratar das obras realizadas em parceria nesses três bairros da cidade. Participaram da reunião o presidente da Deso, Max Maia, e o diretor técnico da companhia, Juarez Carvalho.
"Foi uma reunião bastante proveitosa. Na oportunidade, discutimos as ações que a Emurb realiza em parceria com a Deso nos bairros 17 de Março, Santa Maria e no Coqueiral. Também conversamos sobre as obras de recuperação da malha viária no bairro Ponto Novo e no conjunto Augusto Franco, onde a companhia está realizando a implantação de esgotamento sanitário", destaca Osvaldo.
Ponto Novo
Sobre os serviços de recuperação da malha viária nos bairros em que a Deso está implantando rede de esgoto (Ponto Novo e conjunto Augusto Franco), o presidente da Emurb antecipa que a diretoria da companhia se comprometeu em realizar as obras de recapeamento asfáltico.
"A Deso está se empenhando para realizar os serviços de recuperação das vias no mais breve espaço de tempo possível. E já tem contrato firmado com uma empresa para realizar essas ações. Também solicitamos que a companhia identifique as obras sob sua responsabilidade e envie à Emurb a relação das que serão realizadas para que possamos fazer o acompanhamento no que nos for pertinente", afirma Osvaldo.
17 de Março
Já sobre as obras de implantação das redes de esgoto, água e drenagem no bairro 17 de Março, zona sul da capital, Osvaldo Nascimento informa que a reunião proporcionou a elaboração de um cronograma de andamento para essas ações, que são executadas pela Deso, e para as obras de terraplenagem e pavimentação executadas pela Emurb.
"No bairro 17 de Março, a Emurb é responsável pelas obras de terraplenagem e pavimentação das vias e a Deso pela implantação das redes de água, esgoto e drenagem. Só podemos concluir os serviços quando a companhia finalizar a implantação dessas redes, o que deverá ocorrer ainda nesse primeiro semestre", antecipa.
Santa Maria
No bairro Santa Maria, as obras também foram divididas em duas etapas, sendo a primeira de responsabilidade da companhia de saneamento. Nesse bairro, a Deso deverá concluir o processo licitatório para contratação de uma nova empresa que vai realizar a implantação das redes de esgoto e drenagem.
"Assim que a Deso concluir a licitação para contração da empresa que vai realizar os serviços que estão sob sua competência, voltaremos a retomar a discussão do assunto, propondo, como fizemos para o bairro 17 de Março, a elaboração de um cronograma de ações", garante o engenheiro.
Coqueiral
Sobre as obras de infraestrutura da comunidade Coqueiral, que incluem a pavimentação de 116 vias, colocação de 5.200 metros de tubos para drenagem, 15 mil metros de tubulação de esgoto e a construção de 600 unidades habitacionais, o presidente da Emurb esclarece que já estabeleceu o agendamento de reuniões periódicas para tratar dessas demandas com a diretoria da Deso.
"Por meio da parceria com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC] e do Governo Estadual, a Prefeitura de Aracaju está investindo cerca de R$ 30 milhões na melhoria da qualidade de vida daquela comunidade. Vamos manter o diálogo com um cronograma de reuniões periódicas para acompanhar a execução dos serviços da primeira etapa que são a implantação das redes de água, esgoto e drenagem da Deso", conclui Osvaldo Nascimento.