A folia já começou na capital da qualidade de vida. Como parte da festa, o bloco Kizomba Mirim desfilou neste sábado, 5, pelas ruas do bairro Santos Dumont, com apoio da Prefeitura de Aracaju. Tocando instrumentos de percussão variados, jovens animaram as ruas da localidade, coordenados pelo presidente da Liga Oficial de Blocos, Gibaldo Souza. Enquanto isso, em cima do trio elétrico, Ricardo Hora e Débora Santos cantavam o repertório, repleto de sucessos do grupo Kizomba e outros blocos afro-brasileiros. Na escolha do tema deste ano, os organizadores fizeram uma homenagem a Mãe Naí, conhecida mãe-de-santo da comunidade.
O cantor Ricardo Hora elogiou o trabalho do Kizomba Mirim. "É uma forma de dar continuidade ao trabalho do Kizomba e prezar pela vida e pelo desenvolvimento das crianças e adolescentes do bairro". Segundo Ricardo, o projeto tem tido um bom resultado e vem crescendo nos últimos anos, com a participação de cada vez maior de adolescentes de outras localidades. Os aprendizes chegam de bairros próximos ao Santos Dumont, como o conjunto João Alves e Soledade, e até mais distantes, como o Santa Maria.
"Com várias atividades, fora o desfile de carnaval, os jovens do Santos Dumont acabam gostando do projeto, que visa justamente a afastar os adolescentes de comunidades periféricas da ociosidade", argumenta o cantor. Edclédson dos Santos, 18, participa do Kizomba desde criança. "É fácil gostar daqui, pois ocupa bastante do meu tempo. Eu já tinha interesse pela percussão antes de participar do projeto, mas agora estou conhecendo mais essa função musical", comentou. Já Sávio Luis, 14, entrou no projeto em 2009 e já participou de várias atividades desde então. "Tem sido muito bom", resumiu.
Projeto
Embora o 'Kizomba Mirim' exista desde 1992, o bloco de rua só desfilou pela primeira vez em 2009, quando passou a fazer a abertura do carnaval da Liga Oficial de Blocos de Rua no Santos Dumont. O grupo mirim conta com o apoio do bloco Axé Kizomba, que cede instrumentos musicais para o desfile dos pequenos foliões. A Escola Municipal Maria Clara Machado, localizada no bairro, incentiva a participação dos alunos como estratégia de inclusão cultural e combate às drogas.
Em 2009, estima-se que 300 pessoas estiveram presentes no desfile, entre crianças e responsáveis. Em 2010, esse número subiu para 450. O bloco tem o apoio da população do bairro e dos pais dos jovens foliões, que fazem a segurança dos pequeninos durante o cortejo.
Continuidade
O Santos Dumont continua os festejos de carnaval nos próximos dias. No dia 6, desfilam pelas ruas do bairro os blocos 'Nem Luxo Nem Lixo , com previsão para sair às 10h, e o ‘Axé Kizomba', que deve começar a folia às 19h30h. Na segunda-feira, 07, o bloco 'Afro Odoiya' inicia o cortejo às 16h. Já na terça-feira, 08, o 'Axé Kizomba' volta às ruas da comunidade a partir das 19h30. Todos com o apoio da Prefeitura de Aracaju.