Rasgadinho consolida carnaval de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
05/03/2011 19h56
Início > Noticias > 45020

Por Michel Oliveira

No sábado de 'Zé Pereira', 5, o mela-mela de farinha e espuma fez a festa dos foliões do bloco 'Rasgadinho', que desfilou pelas ruas dos bairros Cirurgia, Getúlio Vargas e Centro, atraindo pessoas de todas as idades. No trio elétrico, Rei e Rainha conduziam os súditos. O frevo esquentou ainda mais a tarde de verão. Para aliviar o calor, cerveja gelada ou uma ducha de mangueira.

Se o cabelo da mulata não nega, as perucas coloridas fizeram a cabeça dos foliões. Mas pra que cabelo se "é dos carecas que elas gostam mais"? Para muitos, o carnaval é tempo de liberar a fantasia. A metamorfose da 'Maria Sapatão' tomou conta da avenida: mulheres viraram homem e vice-versa.

Crianças, jovens e velhos "sassaricando" em cortejo à Momo, atraíram moradores às calçadas e janelas. Ao longo do percurso, a multidão só aumentava. Como a canoa nunca vira, ao final do cortejo os foliões se reúniram nas proximidades da Praça da Bandeira, onde diversas atrações deram continuidade à festa, que segue até a terça-feira, 8.

O autônomo Jonas Andrade aproveitou a festa para liberar seu lado feminino. Foi à avenida de passista de frevo, segundo ele, uma homenagem ao Carnaval de Olinda. Para Jonas, que acompanha o bloco desde a retomada, em 2003, já é tradição reunir os amigos e seguir o arrastão. "Não perco nenhum ano. É uma tradição que já vem dos meus pais, que saíam no 'Rasgadinho' desde quando ele surgiu nos anos 60", recordou.

Para a aposentada Isaura Xavier, pela primeira vez na folia do 'Rasgadinho', a festa é uma maravilha. "Gostei da música, da animação, não tenho do que reclamar", comentou. Na opinião de Isaura, o que o bloco tem de melhor é a tranquilidade: "não tem bagunça, até agora eu não vi nenhuma briga", ressaltou.

É justamente por esse motivo que cada ano o carnaval do 'Rasgadinho' atrai mais pessoas. Os pais podem levar as crianças, que se divertem com serpentinas, cornetas e confetes. Mônica dos Santos, dona de casa, levou a filha de um ano e meio para participar da folia. "É uma festa muito tranquila, dá para trazer as crianças sem problemas. É sempre uma maravilha. Por isso, todo ano eu estou aqui", disse.

Consolidação

Surgido em 1962, fruto da iniciativa de Leopoldo dos Santos, o 'Rasgadinho' saiu às ruas de Aracaju até 1972, quando fez seu último arrastão. Após uma conversa entre amigos, veio a ideia de resgatar o bloco, que ressurge em 2003, atraindo aproximadamente 300 pessoas. Atualmente, a estimativa de público nos dias mais movimentados é de 100 mil pessoas.

Na avaliação de César Viana, um dos organizadores do bloco, hoje não se deve falar mais em resgate do carnaval de Aracaju, pois a festa de Momo já é uma realidade. "O 'Rasgadinho' representa nosso carnaval. O folião já adotou o bloco. Hoje as pessoas deixam de viajar para aproveitar a festa aqui na cidade. Para nós é uma grande satisfação ver a alegria das pessoas, nossa expectativa é que cada ano cresça mais", expressou.

Organização

A Prefeitura de Aracaju é um dos parceiros do 'Rasgadinho', que este ano recebeu investimento de 50 mil reais do município e mais R$ 150 mil do Governo do Estado. Além do apoio financeiro, a administração municipal auxilia na organização do evento. A Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) monitorou o trajeto com 14 agentes posicionados em pontos estratégicos. O cortejo foi acompanhado ainda por uma escolta da Polícia Militar, formada por 30 agentes e nove homens da cavalaria, além de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU).

Confira a programação do Rasgadinho a partir deste domingo:

06 de março - Domingo

Local: Clube do Rasgadinho (Rua Riachão)

11:00h - Show da Banda Água de Cheiro

13:00h - Show com Arimateia e Orquestra de Frevo

14:00h - Cortejo do Rasgadinho com Karla Izabella e as Orquestras Frevo Folia, Frevo de Brasileira, Sassaricando e Indomada

Local: Palco Coração da Cidade (Av. Pedro Calazans / Rua Maruim)

18:00h - Show da Orquestra Tempo de Frevo

21:00h - Show da Orquestra Cajuina

22:00h - Show de Jorge Ducci

24:00h - Show da Spok Frevo

02:00h - Show Banda Naurêa

07 de março - Segunda-feira

Local: Clube do Rasgadinho (Rua Riachão)

11:00h - Show da Banda Tempo de Frevo

13:00h - Show de Tom Robson

14:00h - Saida do Cortejo Rasgadinho com Armandinho e Banda Dodô & Osmar e Orquestras Frevo Folia, Frevo de Aracaju, Sassaricando e Indomada

Local: Palco Coração da Cidade (Av. Pedro Calazans / Rua Maruim)

18:00h - Show Arimateia e Orquestra de Frevo

20:00h - Show da Orquestra Cajuina

22:00h - Show da Banda de Waltinho - Big Banda

24:00h - Show Banda Los Guaranis

02:00h - Show da Orquestra de Frevo Aracaju

08 de março - Terça-feira

Local: Palco Coração da Cidade (Av. Pedro Calazans / Rua Maruim)

16:00h - Lateiros Curupiras

18:00h - Matinê com Karla Izabella

20:00h - Show Banda Los Guaranis

22:00h - Show da Osquestra Geração do Frevo

24:00h - Show com a Banda Balança Eu (anunciando o Circuito Cultural e Turistico Rasgadinho)

Veja programação do carnaval de rua de Aracaju