Uma manhã marcada por homenagens e descontração. Assim foi a comemoração do Dia Internacional da Mulher realizada na manhã desta sexta-feira, 11, na sede da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju. Para recordar a data festiva, a empresa realizou um evento onde destacou a importância da participação feminina no quadro do serviço público municipal.
"Como este ano o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, acabou caindo no período de carnaval, a data foi festejada na manhã de sexta-feira na sede da empresa. Não podíamos deixar de destacar o papel da mulher para o crescimento da Emurb", informa a assistente social da Emurb, Martha Figueiredo.
Com uma programação voltada para elevação da autoestima e valorização das servidoras municipais, o evento contou com a participação do grupo de coral da Emurb, que animou a comemoração. O grupo entoou canções sobre o universo feminino, como ‘Quando te vi', de Beto Guedes, ‘Sozinho', de Peninha, e ‘Lembrança de um beijo', de Accioly Neto.
Como parte da festividade, uma mensagem evidenciando as conquistas das mulheres ao longo dos anos foi lida por Augusto César Moraes, funcionário da Emurb. A homenagem enfatizou a importância e a presença das mulheres nos diversos setores da sociedade, inclusive na própria empresa.
Conquistas
Uma prova de como a mulher cada vez mais está conquistando o seu espaço, ocupando cargos estratégicos nas instituições, é a diretora de Urbanismo da Emurb, engenheira Anete Hermínia. Há mais de 4 anos na função, a engenheira se diz privilegiada. "A cada dia nos superamos, enfrentamos novos desafios. Posso dizer que é um privilégio ocupar um cargo dessa importância para a empresa", ressalta a diretora.
Em seguida, foi realizado um animado sorteio de brindes entre todas as colaboradoras. Chocolates, arranjos de flores e presentes foram disputados com alegria. Logo após, todas as mulheres receberam uma rosa branca e um kit contendo camisa, bombom, caneta e nécessaire, bem ao gosto feminino.
Homenagem
Ao final do evento, a servidora mais antiga da Emurb foi homenageada pelos 35 anos de empenho e dedicação. Isabel Cruz, funcionária do setor de Contratos e Convênios, está na empresa desde 1976. Uma chuva de pétalas de rosas brancas e vermelhas encerrou a programação.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, o simbolismo do 8 de março fica evidente na participação das mulheres na rotina diária da empresa. "Sem elas, a Emurb não seria o que ela é. O carinho e o apreço com que elas executam suas tarefas fazem com que a empresa cresça cada dia mais. Esse é o momento de promover a integração entre os gêneros", destaca o engenheiro.