Qualidade da pavimentação da PMA é referência para empresas sergipanas

Infraestrutura
16/03/2011 10h39
Início > Notícias > Qualidade da pavimentação da PMA é referência para empresas sergipanas

Para garantir o desenvolvimento da cidade e a segurança no tráfego de veículos, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza diariamente diversas operações de manutenção na malha viária da capital. O padrão de qualidade do serviço prestado é referência para as empresas sergipanas.

As operações de tapa-buraco, por exemplo, é um dos principais serviços realizados pelas equipes da Emurb nos bairros da cidade. Ainda que seja pontual, a ação é considerada indispensável, pois recupera áreas danificadas do pavimento, eliminando obstáculos que podem dificultar o tráfego de veículos. Assim, a medida garante melhores condições de mobilidade urbana.

Esta semana, as operações de tapa-buracos estão sendo executadas em diversas vias da zona sul e norte da capital. Na rua Massaranduba, no bairro Ponto Novo, por exemplo, o serviço de manutenção abrange toda a extensão da rua com a recuperação das áreas danificadas.

Quem mora na localidade apoia a iniciativa da Prefeitura. Marcos Antônio da Silva, que reside no bairro há mais de 10 anos, está satisfeito com os serviços. "Agora está tudo novinho, não existe mais buracos, nem poeira. A vizinhança está muita satisfeita", ressalta o morador.

Qualidade

Para executar esse tipo de serviço trabalham em média nove profissionais, entre rolistas e caçambeiros. As ferramentas utilizadas vão desde o rolo compressor, carrinho de mão, rastilho até uma espécie de pá que serve para aplanar o asfalto.

A mistura utilizada no reforço da cobertura asfáltica, o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), é produzida na própria usina da empresa. Para garantir que o material seja colocado de maneira uniforme sobre a área danificada, a mistura passa, antes de ser despejada na superfície da via, por uma rigorosa medição da temperatura.

Diariamente são empregados nos serviços de tapa-buraco cerca de 60 toneladas da mistura asfáltica. Aproximadamente 30 vias da capital são beneficiadas todos os dias pelas operações de manutenção.

"Todas essas operações são devidamente sinalizadas com placas refletivas que chamam a atenção do motorista para que reduza a velocidade e, ao mesmo tempo, informa que o trabalho que está sendo executado é de responsabilidade da Prefeitura de Aracaju", destaca o Diretor de Operações da Emurb, engenheiro Alberto Nascimento.

Assessoria técnica

O engenheiro ainda acrescenta que a Emurb iniciou uma espécie de intercâmbio com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) do Governo do Estado para tratar dos serviços de tapa-buraco executados pela companhia. A medida visa fornecer orientações técnicas acerca dos padrões de qualidade adotados pela Emurb às empresas sergipanas contratadas pela Deso.

A consultoria técnica fornece informações que vão desde os procedimentos utilizados para transporte, temperatura e quantidade adequada da mistura de asfalto, até o comportamento mais apropriado aos profissionais no momento da execução do serviço, passando, inclusive, pelas orientações sobre a sinalização da via.

"Programamos para a próxima semana um treinamento prático entre as nossas equipes e as da Deso. Eles vão acompanhar os nossos profissionais no trecho para observar quais os procedimentos adotados pela Emurb que garantem a qualidade do serviço de tapa-buraco", antecipa Alberto Nascimento.

Sinalização

Sobre a sinalização das obras da Deso, o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, afirma que, após a reunião que ocorreu no último dia 23 de fevereiro, a companhia se comprometeu a sinalizar adequadamente tanto as ações em desenvolvimento, como as que vierem a ser realizadas na cidade.

"Foi acordado um prazo de um mês para que a companhia faça as adequações necessárias. Caso não seja cumprido esse acordo, nós iremos iniciar o embargo das obras da Deso", informou o presidente da Emurb.

Saiba mais...

Prefeitura e Deso dialogam sobre obras na capital