Semana de Combate à Tuberculose é aberta em Aracaju

Saúde
21/03/2011 17h06
Início > Notícias > Semana de Combate à Tuberculose é aberta em Aracaju

Nesta segunda-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju abriu a Semana de Intensificação de Combate à Tuberculose, que acontece em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. A abertura oficial aconteceu na USF Francisco Fonseca, localizada no bairro 18 do Forte, e contou com a participação de estagiários do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe e do Grupo de Canto ‘Cantando para a vida'.

As atividades são alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março. Na capital sergipana, até 25 de março, a SMS estará realizando palestras educativas, busca de pessoas com sintomas da doença (tosse há mais de três semanas) e testes de baciloscopia. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, em Aracaju, nos últimos três anos, foi registrada uma queda significativa no número de casos da doença. No município, a tuberculose atinge 28,2 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes.

"Diminuímos tanto o número de óbitos quanto o número de casos novos por 100 mil habitantes. Porém, precisamos aumentar o nosso índice de cura e reduzir o número de pacientes que abandonam o tratamento. Por isso, durante esta semana, todas as unidades de Saúde estarão intensificando a busca ativa de pessoas com sintomas, para fortalecer o tratamento", afirma o secretário.

Ainda segundo Silvio Santos, em 2010 foram registrados em Aracaju 87 casos de tuberculose e um óbito. Em 2009, foram confirmados 100 casos e sete óbitos; em 2008, foram 110 casos e sete óbitos; em 2007, o número de casos foi de 95 e dois óbitos. Já em 2006, foram registrados 107 casos, sem ocorrência de óbito.

Usuários de drogas e álcool

Além dos profissionais da Atenção Primária, as estratégias de combate à tuberculose contam com a participação de técnicos do Programa de Tuberculose e Hanseníase e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da PMA. Também estão engajados estagiários das áreas de enfermagem e medicina da Universidade Federal de Sergipe (USF), Universidade Tiradentes (Unit), Faculdade de Sergipe e Faculdade Sergipana.

"O Bacilo de Koch, causador da tuberculose, pode ganhar resistência a medicamentos, caso o paciente interrompa o tratamento antes do período determinado pelo médico. Essa mobilização vai permitir que a sociedade se sensibilize para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento doença, além de multiplicar essas informações para toda a população", destaca o secretário.

Programação

As ações dessa semana de intensificação constam no Plano Municipal de Controle da Tuberculose. "A nossa maior preocupação é com a busca de pessoas que tossem há mais de três semanas, entre elas estão os grupos de risco, como usuários de drogas e álcool e quem está no sistema prisional, por apresentarem altos índices de disseminação da doença", destaca a coordenadora do Programa de Tuberculose, Jocileide Magalhães Alves.

"Durante toda esta semana, estamos com uma ação específica para tirar dúvidas sobre as formas de contágio da doença e também para alertae os pacientes para a importância de manter o tratamento até o final", antecipa Jocileide Magalhães.

Zona Norte

A gerente da USF Francisco Fonseca, Jeniffer Gomes, afirma que a unidade foi escolhida para abrir oficialmente a campanha contra a tuberculose dada a localização da própria unidade. "Essa unidade está na região central da Zona Norte, uma área onde o número de pessoas com a doença é grande, como também é grande o número de usuários dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju", diz.

Ela festejou o resultado da abertura. "Hoje os usuários prestigiaram o evento e assistiram a palestras e vídeos educativos sobre as formas de transmissão, sintomas e cura da tuberculose", afirma.

O grupo de canto da USF Osvaldo de Souza animou o evento, com apresentação de música temática sobre a prevenção da tuberculose. No Dia ‘D' de Combate à Tuberculose, está prevista uma mobilização no mercado Albano Franco. A ação vai contar com a participação de profissionais do CAPS Álcool e Drogas com dos Departamentos de Medicina da UFS e UNIT, e de Enfermagem da FASE e UNIT.

Saiba mais

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, com risco de desenvolver a doença. Todos os anos, são registrados por volta de 9 milhões de novos casos da tuberculose em todo mundo. No Brasil, estima-se que mais de 57 milhões de pessoas estão infectadas pelo bacilo da tuberculose. Por ano, no país, são notificados aproximadamente 72 mil novos casos e 5 mil mortes em decorrência da doença.


Confira a agenda da Semana de Intensificação contra a Tuberculose

Dia 24.03.2011 (quinta-feira) Agenda da Saúde
Atividades educativas sobre o combate e a prevenção da tuberculose nas Unidades de Saúde da Família: José Machado de Souza; Cândida Alves; João Bezerra; Santa Terezinha; Carlos Hardman; Dona jovem; Joaldo Barbosa; Manuel Souza; Francisco Fonseca; Eunice Barbosa; Onésimo Pinto; Osvaldo de Souza; Augusto Franco; Celso Daniel; Ministro Costa Cavalcante; José Quintiliano e Humberto Mourão.

Dia 24.03.2011 (quinta-feira) Agenda da Saúde
08h_ Mobilização alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, com ações de educação e promoção em Saúde. Parceria da SMS e CAPS Álcool e Drogas com os Departamentos de Medicina da UFS e UNIT, e Enfermagem da FASE e UNIT.
Público-alvo: visitantes, comerciantes e ambulantes do mercado
Local: Mercado Albano Franco, Rodoviária Velha, Calção da João Pessoa/ Laranjeiras, Shopping Jardins e Unit-Campus Farolândia.
Contato: Enfermeira Jó 8814. 4041 9967. 0629

Dia 24.03.2011 (quinta-feira) Agenda da Saúde
08h_ USF Marx Carvalho comemora o Dia Internacional de Combate à Tuberculose. A programação se estenderá até o dia 30 de março de 2011
Local: USF Marx Carvalho (Rua Marize Almeida Santos, 588 - bairro Luzia)
Contato: Kátia Nascimento 8811.8027