PMA promove oficinas para ampliar programa 'Saúde na Escola'

Saúde
22/03/2011 17h42
Início > Notícias > PMA promove oficinas para ampliar programa 'Saúde na Escola'

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) abriu hoje, dia 22, as oficinas temáticas de trabalho para fortalecimento do Programa Saúde na Escola (PSE) na capital sergipana. As oficinas fazem parte da programação oficial do I Seminário de Integração Educação e Saúde, que acontece amanhã, dia 23, às 8h no Centro de Convenções de Sergipe (CIC). As atividades estão envolvendo cerca de 300 profissionais das áreas de Saúde e da Educação. Da Educação, o evento está reunindo professores de 27 escolas, entre creches e escola cadastradas no PSE. Já da Saúde, estão envolvidos profissionais da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Aracaju).

O PSE foi instituído nacionalmente pela parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação com o objetivo de articular e integrar ações desenvolvidas nas escolas e nas Unidades de Saúde da Família. O município de Aracaju aderiu ao programa nacional em 2008, na época foram cadastradas 19 Equipes de Saúde da Família. Para este ano, serão contempladas 89 Equipes de Saúde da Família (ESF), integrando 27 estabelecimentos de ensino a 26 Unidades de Saúde da Família (USF).

Para o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, "O PSE traz um tema social importante para os gestores da Saúde e da Educação, que é levar a saúde direto para as escolas: uma possibilidade para as crianças terem um melhor desempenho escolar. As estratégias do PSE apontam para que os profissionais dessas áreas ajudem a descobrir os motivos pelo qual uma criança falta a escola, que pode ser por não enxergar direito, por não ouvir direito ou por tem algum problema de saúde que compromete o aprendizado", afirma Silvio Santos.

O secretario destaca que em Aracaju, "estaremos ampliando as ações específicas da saúde junto aos alunos da rede pública de ensino, constituindo um território de responsabilidade entre escolas estaduais, municipais e as Equipes de Saúde da Família".

Eixos temáticos

De acordo coordenadora do Programa de Saúde na Escola da SMS-Aracaju, Sandra Helena, as oficinas e seminário estão promovendo a reflexão sobre os três eixos básicos do PSE e após os debates será aprovado um Plano de Trabalho para ser executado em 2011. Os temas centrais do PSE são Avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens; Promoção da saúde e prevenção e prevenção às DSTs e Aids; cultura de paz e prevenção das violências. O segundo momento das oficinas será realizado nesta quinta-feira, dia 24, no CEPS. Nas oficinas, os temas reproduzem os eixos centrais e agregam em cada grupo cerca de 30 a 40 profissionais.

Para o Seminário foram convidados como palestrantes especialistas da área: pediatra e psicanalista, Estela Santana; pediatra Byron Ramos; consultor do MS, Domiciano José Ribeiro Siqueira e a socióloga Solange Gandur Dacch. "Enquanto o seminário permitirá o aprofundamento do debate teórico sobre os temas, durante as oficinas os profissionais de Saúde e de Educação estarão compreendendo as formas de como fazer, de como por em prática as orientações e as ações concretas para a ampliação do PSE em Aracaju", explica a coordenadora do Programa de Saúde na Escola da SMS-Aracaju, Sandra Helena.

Eixos centrais do PSE

Dos três componentes principais do PSE, o eixo Avaliação das condições de saúde busca a avaliação das condições dos estudantes, por meio de avaliações clínicas, com atualização do cartão da criança; detecção precoce da hipertensão; avaliações nutricionais e da saúde bucal. Nas ações referentes à promoção e à prevenção, o Programa promove ações educacionais para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, como alimentação saudável. Já nas estratégias de Educação Permanente, estão previstas formações para professores e gestores da educação básica e para os profissionais das Equipes de Saúde da Família. Outra proposta do PSE é estimular a formação de jovens, criando uma cultura juvenil promotora de saúde.

Programação

Da Programação, o evento será aberto oficialmente às 8h30 e às 10h, será aberta a primeira mesa de debate como o tema "Ser adolescente", que terá como palestrante a pediatra e psicanalista, Estela Santana. O segundo tema "O programa saúde na escola/caderneta do adolescente em Aracaju", que terá como palestrante o pediatra Byron Ramos (Pediatra e Referência Técnica do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem. Os trabalhos serão coordenados pela técnica Agda Oliveira. Às 11h, está previsto o debate sobre os dois primeiros temas. No período da tarde, às 13h30, será a mesa 2, com o tema "Álcool e outras drogas", o palestrante será o consultor dos Direitos Humanos e Redução de danos, Domiciano José Ribeiro Siqueira. Em seguida a socióloga Solange Gandur Dacch, abordará sobre "Violência - um desafio global, local e interdisciplinar".