Prefeitura realiza I Seminário de Integração Educação e Saúde

Saúde
23/03/2011 12h11

O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, abriu na manhã desta quarta-feira, 23, às 8h30, o I Seminário de Integração Educação e Saúde. O encontro reúne cerca de 300 profissionais de unidades de Saúde e professores de 27 escolas cadastradas no Programa Saúde na Escola (PSE) em Aracaju. O seminário está acontecendo no Centro de Convenções de Sergipe (CIC) e vai até às 17h.

Na abertura solene, Silvio Santos ressaltou a importância social da implementação do PSE em Aracaju. O programa foi instituído nacionalmente pelos Ministérios da Saúde e da Educação para articular e integrar as políticas públicas direcionadas às escolas e Unidades de Saúde da Família. Em Aracaju, atualmente estão cadastradas no PSE 89 equipes de Saúde da Família, integrando 27 estabelecimentos de ensino a 26 Unidades de Saúde da Família (USF).

Além de Silvio Santos, fizeram parte da mesa de abertura o secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt; a coordenadora da Diretoria de Vigilância em Saúde e Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Márcia Menezes; e a representante do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Adel Ferreira.

"É uma alegria participar deste seminário, que tem a tarefa de ampliar e consolidar o PSE em Aracaju. Esse programa tem objetivos extraordinários de qualificar e integrar as políticas públicas de saúde e educação. É uma iniciativa surgida a partir da sensibilidade e do compromisso social do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva", afirmou o secretário.

Avanços

Silvio Santos fez um breve resumo dos avanços e desafios da atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde e conclamou os participantes a contribuir com o PSE. "Temos um sistema de saúde púbica que tem desafios a serem enfrentados, mas a quantidade de acertos não é pequena. A sociedade precisa ter uma visão mais ampla sobre esse sistema para ver o quanto ele é positivo, principalmente em Aracaju", destacou.

O secretário municipal de Saúde destacou ainda a superação de problemas relativos a medicamentos e às escalas de médicos e de pediatras no Hospital Municipal Nestor Piva (Zona Norte) e nas Urgências Pediátricas do Hospital Municipal Fernando Franco (Zona Sul) e do Hospital Santa Isabel.

"Penso que o Programa Saúde na Escola revela essencialmente o atual sentimento do poder público, que percebe a importância das ações integradas de governo. Além desse fato, o PSE também traz em si elementos essenciais para o fortalecimento da cidadania e da democracia brasileira quando articula temas como educação e saúde", destacou o secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt.

Programação e palestrantes

O seminário do PSE contará com palestras da especialista em pediatra e psicanalista, Estela Santana; do pediatra Byron Ramos; do consultor do MS Domiciano José Ribeiro Siqueira; e da socióloga Solange Gandur Dacch. Às 10h foi aberta a primeira mesa de debate como o tema ‘Ser adolescente', coordenada por Estela Santana.

O segundo tema, ‘O programa saúde na escola/caderneta do adolescente em Aracaju', terá como palestrante o pediatra Byron Ramos, Referência Técnica do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem. Os trabalhos serão coordenados pela técnica Agda Oliveira. Às 11h, está previsto o debate sobre os dois primeiros temas.

No período da tarde, às 13h30, haverá a mesa 2, com o tema ‘Álcool e outras drogas', abordado pelo consultor Domiciano José Ribeiro Siqueira. Em seguida, a socióloga Solange Gandur Dacch falará sobre ‘Violência - um desafio global, local e interdisciplinar'.