PMA participa de seminário para gestores da Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
23/03/2011 17h30

O Desenvolvimento Social em Sergipe - Desafios e Perspectivas - Planejamento Estratégico 2011 a 2014. Esse é o tema central do seminário realizado nesta quarta-feira, 23, no Hotel Parque dos Coqueiros. O encontro, organizado pela Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seids), contou com a participação de prefeitos e secretários de assistência social dos 75 municípios sergipanos.

O secretário de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Bosco Rolemberg, acompanhou atentamente as discussões e destacou a importância do encontro. "O esforço da Seids vem no sentido de reforçar a capacidade de planejamento dos gestores e é importantíssimo, porque vai contribuir para que a assistência social no Estado de Sergipe possa avançar ainda mais", destacou.

De acordo com o secretário, é através do planejamento que as ações da área irão melhorar a vida das pessoas que mais precisam dos serviços da assistência social. "Ter um diagnóstico dos indicadores sociais do Estado e também do nível de execução de diversos projetos, sempre em afinidade com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, vai ajudar cada município e cada gestor da área a fazer sua radiografia e apontar as principais ações a serem executadas", disse.

Plano decenal

O município de Aracaju já trabalha com planejamento das ações que serão desenvolvidas na área da Assistência Social. De acordo com Bosco Rolemberg, o plano elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) aponta as metas para os próximos dez anos. "O nosso esforço é o exemplo do que foi feito pela equipe técnica para ter uma radiografia pormenorizada da cidade como um todo, já que fizemos um levantamento de distrito por distrito, levantando o índice de vulnerabilidade de cada região e os dados reais das famílias que ainda estão fora da rede de proteção social", destacou.

"Nós, da Assistência Social de Aracaju, já elaboramos nosso plano com metas para os próximos dez anos. Graças a isso, também já elaboramos o planejamento setorial com a coordenação de Proteção Social Básica, Especial. Temos metas específicas a alcançar e pretendemos levar esse planejamento até as nossas unidades, que são os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Especializados (Creas)", completou o secretário.

Creas Pop

Durante a apresentação das ações desenvolvidas pela Seids, a gestora da pasta e primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, parabenizou o município de Aracaju pela implementação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Pop, inaugurado na manhã dessa terça-feira, dia 22, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. A nova unidade vai atender pessoas que estão em situação de rua. "Quero parabenizar a cidade de Aracaju por mais essa conquista, pois é um serviço de grande importância e que vai proporcionar dignidade e conforto para pessoas que vivem nas ruas. Parabéns ao prefeito Edvaldo Nogueira", enfatizou.