A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem realizando, desde o ano passado, uma série de investimentos no bairro Atalaia, zona sul da capital. A localidade está passando por um grande processo de transformação com obras de infraestrutura que totalizam R$ 8 milhões em recursos próprios.
As obras compreendem os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação de ruas e avenidas da área conhecida como Atalaia Sul. A medida visa garantir conforto e segurança a pedestres e condutores de veículos, que diariamente trafegam pela região em direção a zona litorânea da cidade.
A obra inclui ainda a construção de uma rede de drenagem, uma espécie de canal de drenagem de águas, na avenida Rotary, próximo a rótula do terminal da Atalaia. A rede vai auxiliar no escoamento das águas pluviais, eliminando a formação de pontos de alagamento. No total, 36 profissionais estão envolvidos nas atividades, entre motoristas, operadores, topógrafos, técnicos e engenheiros.
Desenvolvimento
Nesta fase, além de trabalhar na construção da galeria de drenagem, a equipe está assentando o meio fio pré-moldado nas ruas Arício Guimarães Fortes e Benim Araújo. O prazo de conclusão dos serviços é de 60 dias.
De acordo com o diretor de obras da Emurb, engenheiro Paulo Costa, os serviços atendem a uma antiga demanda dos moradores do bairro Atalaia. "Além de dotar a área da infraestrutura necessária, essa iniciativa da Prefeitura de Aracaju vai garantir tranquilidade à população que reside no bairro, promovendo o desenvolvimento da zona turística da cidade", destaca o diretor.