SMTT realiza operação Calçada Livre na Pedro Calazans

Transporte e Trânsito
25/03/2011 16h33
Início > Noticias > 45209

Para sensibilizar a população quanto à necessidade de liberar as calçadas para os pedestres, a equipe de fiscalização da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou na manhã desta sexta-feira, 25, mais uma operação Calçada Livre nas imediações da Avenida Pedro Calazans. Em três horas de ação, os agentes de trânsito guincharam sete carros e fizeram catorze autuações.

"No momento da abordagem, pedimos para que a situação seja regularizada. As calçadas precisam ser padronizadas de acordo com as normas previstas pela engenharia de trânsito da SMTT. Se a casa, por exemplo, não tem garagem, o veículo tem que ser retirado do passeio do pedestre e o dono da casa deve encontrar uma forma de guardar o carro sem ocupar a calçada", explica o coordenador da operação, supervisor Dilton Lima. Ele alerta que as irregularidades são passíveis a notificação: "O pedestre precisa ter condições de circular pelas vias com segurança", finaliza.

Para a vendedora Andrea da Silva, o espaço do passeio tem que ser aproveitado pelo cidadão. "Senão, como é que vou conseguir passar? O trabalho da SMTT é muito importante porque a gente que não anda de carro tem que percorrer a cidade do mesmo jeito que todo mundo, e também temos que ter segurança, ainda mais com filho pequeno. Pelo menos na calçada estamos guardados", comenta. José Neusvaldo Rodrigues concorda com a companheira e completa: "Tem vezes que é preciso disputar lugar com os carros na rua porque a calçada estava cheia, menos de gente". Já a aposentada Josefa Vieira agradeceu a iniciativa: "Agora eu consigo trafegar sem problemas por aqui onde sempre ficam muitos carros atrapalhando da gente passar".

Um dos motoristas autuados pelos agentes de trânsito, que preferiu não se identificar, chegou a ficar constrangido com a situação por reconhecer a necessidade de deixar a calçada livre. "Até porque a minha mãe é pedestre e eu também sou quando não estou de carro. O problema é que o pessoal que trabalha comigo que acaba fazendo isso", aponta o empresário para o veículo estacionado irregularmente na calçada de sua loja. "É tanto que, quando montei a empresa, me preocupei em fazer um recuo para justamente liberar o passeio", conclui o empresário garantindo que a partir de agora ficará mais atento.

Calçada Livre

O projeto foi criado pela SMTT em 23 de abril de 2007 com o intuito de sensibilizar a população aracajuana quanto à necessidade de liberação das calçadas. Dessa forma, a superintendência vem desenvolvendo este projeto urbano que valoriza a mobilidade do cidadão e as alternativas não motorizadas de locomoção - representadas pelos investimentos na produção de espaços que permitem a acessibilidade universal à cidade, isto é, para justamente facilitar a mobilidade do pedestre, em especial, daqueles com mobilidade reduzida.