A satisfação e a alegria estavam estampadas no rosto de cada cidadão que visitou o estande montado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), no projeto ‘Ação: Alegria e Cidadania', no Bairro 17 de Março, organizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), dentro da programação de comemorações dos 156 anos da 'Cidade da Qualidade de Vida'.
No grande mutirão de cidadania, várias secretarias municipais estiveram presentes mostrando aos moradores o tipo de serviço que oferecem à população da capital. As ações desenvolvidas pela Semasc, em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ), foram a emissão da certidão de nascimento (por meio do TJ), além da inclusão de famílias no Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para os programas sociais da Prefeitura de Aracaju.
O secretário da Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, afirmou que o dia é considerado histórico, tanto para os moradores do bairro, quanto para a cidade. "Com a ação da prefeitura, junto à Semasc e parceiros como a Universidade Tiradentes e o Tribunal de Justiça, estamos ampliando o leque da proteção da Rede Social às famílias que moram aqui. Estamos oferecendo serviços que vão desde o registro de nascimento, até a atualização cadastral no CadÚnico", ilustrou.
Bosco Rolemberg destacou ainda os esforços realizados pela Prefeitura de Aracaju em proporcionar uma vida mais digna para as pessoas que mais precisam. "Nós tiramos diversas famílias da condição de vulnerabilidade e situação de risco, e hoje nós ampliamos esse leque dando um choque de prestação de serviços com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, melhorar a autoestima dessas pessoas que viviam em situação muito precária", concluiu o secretário.
Benefícios
Dona Geilza Maurício dos Santos se mostrou contente em fazer a inscrição no CadÚnico sem precisar sair do local onde mora. "Estou muito feliz porque, além de ganhar meu apartamento, ainda posso fazer minha inscrição no Bolsa Família sem precisar me deslocar para a prefeitura. Hoje certamente é um dia que vai ficar em nossas memórias durante muito tempo", comemorou.
Já Maria Salete da Silva agradeceu a todos que fazem parte da Semasc por proporcionar aos moradores do bairro tantas facilidades. "Essa é uma grande oportunidade para todos nós que moramos aqui no bairro 17 de Março, pois sem precisar de muito esforços pudemos fazer o cadastramento para receber benefícios. Para nós que somos uma população carente, esse gesto nos traz grandes alegrias. Muito obrigada a todos que fazem parte da Semasc", agradeceu.
Parcerias de sucesso
O reitor da Universidade Tiradentes (UNIT), Joubert Uchôa de Mendonça, visitou o estande da Semasc elogiou a ação da preeitura. "A iniciativa, para mim, é um gesto de grandeza e competência. Aqui é um momento para que se possa ajudar a comunidade, e é onde vão ser vistas as ações que as secretarias estão desenvolvendo, junto às ações da Universidade Tiradentes na área da saúde, a área jurídica, de assistência social. A Unit estará ao lado da PMA em tudo o que pudermos contribuir para fazer a felicidade dessa gente", destacou .
Para a técnica judiciária do Tribunal de Justiça, Ana Amélia do Nascimento, o convite realizado pela Semasc para a execução das certidões de nascimento demonstra a preocupação da secretaria com o bem estar da sociedade. "Essa iniciativa está sendo muito proveitosa. Isso mostra que a Semasc se preocupa com a sociedade. Espero que a secretaria volte a promover essa ação em outros locais também", observou.