Durante a realização do projeto "Ação: Alegria e Cidadania", promovido pela Prefeitura de Aracaju no último sábado, 26, no bairro 17 de Março, a comunidade local conheceu as diversas iniciativas da administração municipal, entre elas as promovidas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Nos três estandes montados a Emsurb levou para os moradores do bairro diversão e conhecimento socioambiental. No evento foram exibidos trabalhos feitos com a reciclagem de materiais como a Brinquedoteca e a Oficina de Papel. Os moradores também puderam conhecer a técnica de compostagem.
"Essa ação da Prefeitura de Aracaju é muito importante para mostrar os serviços que administração pública vem realizando e executando para manter e melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Mais ainda, o projeto "Ação: Alegria e Cidadania" é um trabalho que visa oferecer esses serviços aos moradores do bairro 17 de Março", destaca Lucimara Passos, presidente da Emsurb e coordenadora das ações.
Reciclagem
Entre as ações da Emsurb no bairro 17 de Março, a Brinquedoteca fez a alegria da criançada. A transformação de garrafas pet em brinquedos chamou a atenção de todos e manteve o estande movimentado durante todo o dia. A produção dos brinquedos como carrinhos, ioiôs, vai-e-vem, boliche, jogo das argolas, damas, entre outros, mostra que a criatividade não tem limites. "Gostei muito desse jogo. É fácil de jogar e vou pedir pra meu pai fazer um", disse José Cícero.
A Oficina de Papel mostrou a todos como é possível transformar papel em obras de arte como enfeites, chapéus, murais, lixeiras, bandejas para escritório, cadeiras, baús e porta-canetas. Quatro monitoras do projeto ensinaram aos moradores como produzir cada detalhe. O jovem Leniton Rian disse que saiu satisfeito com o aprendizado. "Elas me ensinaram tudo direitinho. O que elas pediam eu fazia. Consegui fazer uma cestinha pra levar de presente pra minha mãe. É só enrolar o papel e passar um por um. Depois vai colando tudo", explica.
Compostagem
Um stand também foi reservado para explicar à comunidade do bairro 17 de Março sobre o trabalho de compostagem que está realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com a empresa Torre. Em meio às apresentações, foram distribuídas 1.100 mudas de árvores frutíferas. O técnico em Agropecuária da Torre, Raimundo Cavalcanti Veloso, esclareceu as dúvidas dos moradores com explicações positivas sobre o processo de compostagem.
"A compostagem é um processo em que se produz adubo orgânico através da decomposição bioquímica de resíduos orgânicos, entre eles: restos vegetais, animais e excrementos. Em todo o processo busca-se evitar a putrefação desses resíduos", explicou Raimundo Veloso. "O desenvolvimento de políticas públicas para a utilização de processos de baixo impacto ambiental é uma preocupação da Emsurb. A compostagem auxilia muito na qualidade de vida da cidade, uma vez que 65% do lixo doméstico produzido é de origem orgânica", esclareceu.
O morador Nilton dos Santos elogiou o trabalho da Prefeitura de Aracaju de incentivo à compostagem. "Achei muito interessante. Muitas vezes jogamos os alimentos no lixo sem saber que tudo isso pode ser aproveitado. Fiquei interessado e vou procurar saber mais sobre o assunto. Também agradeço pela muda de árvore, vou plantar e ajudar o meu bairro a ficar ainda mais bonito", registra o vendedor ambulante.
Limpeza
Equipes de limpeza realizaram vários serviços no bairro 17 de Março como varrição, recolhimento de entulho, pintura de meio-fio e limpeza de canal. Durante a semana que antecedeu o evento, dez equipes trabalharam manhã e tarde em toda a área da comunidade. "Durante o evento colocamos três equipes à disposição para atender a demanda", enfatiza Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana. Também foi realizado o serviço do Bota-Fora, que tem como objetivo o recolhimento de móveis velhos, entulho, eletrodomésticos inutilizados, entre outros objetos sem serventia.