Os 156 anos da capital têm sido motivo de comemoração ao longo de todo mês em vários pontos da cidade. No último sábado, 26, a alegria tomou conta dos moradores do bairro 17 de março, onde foi desenvolvido o projeto ‘Ação: Alegria e Cidadania', promovido pela Prefeitura de Aracaju. No local, meninos e meninas a partir dos seis anos de idade foram contemplados com atividades artísticas e de leitura, coordenadas por educadores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Com tintas acrílicas, pincéis e um extenso tecido de algodão, as crianças, agrupadas na tenda ‘Pintando o amanhã', utilizaram a pintura para transpor a idéia que tinham a respeito do lugar onde vivem. De acordo com o educador Marcelo Roque Belarmino, responsável pela tenda, os participantes foram incentivados a construir perspectivas para o futuro.
"A arte é um elemento indispensável para o desenvolvimento infantil saudável. Através dela, os meninos e meninas podem expressar suas emoções de forma lúdica e até adquirir um sentimento de pertencimento e valorização da cidade onde habitam", explicou o educador, ao orientar a pequena Daniele Santos, 10 anos, que nitidamente associou ao seu habitat o exercício da cultura de paz. "Antes de vir para o bairro 17 de março, eu e a minha família morávamos numa favela onde havia muita violência. Agora posso dizer com orgulho que a minha casa é um espaço onde há muita paz e alegria", declarou Daniele.
Leitura
Na tenda da leitura ‘Ler e Viver', coordenada pela educadora e facilitadora do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) Telma Santos, as crianças do bairro 17 de março tiveram acesso a diversas obras literárias e puderam praticar a leitura de poesias, contos, lendas, poemas e fábulas. "Todas as histórias contadas permeiam temáticas relacionadas ao cotidiano das crianças, a exemplo de ‘Pêra, seu doutor!', de Jorge Hermanan, que trata da preservação ambiental. É importante oferecer às crianças um acervo diverso, contato com o livro e narração da história para despertar o prazer pela leitura", explicou.
Ao perceber o acervo de livros organizados em cestas e o interesse de outras crianças pela contação de histórias, Kleyciane Oliveira, 10 anos, não hesitou em convidar seus primos e amigos para participar das atividades promovidas na tenda da leitura. "Leio livros infantis todos os dias e até gosto mais do que estudar geografia. Mesmo assim, sempre tiro ótimas notas na escola e posso ser considerada uma boa aluna", afirmou a menina.
Reflexão
Para o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, a expressão artística estimula a criatividade e a motricidade, principal canal de comunicação e criação para a criança. "Além disso, a prática da leitura é essencial para que os pequeninos compreendam o mundo à sua volta, decifrem e interpretem o sentido das coisas e percebam o mundo sob diversas perspectivas, sempre relacionando a realidade ficcional com a que vivem", frisou o secretário, ao tratar da importância de conduzi-los a uma análise sobre a cidade de Aracaju.