Soluções para o turismo são discutidas durante reunião de gestores

Funcaju
29/03/2011 11h27
Início > Noticias > 45245

A capital sergipana esteve representada na 8° Reunião Ordinária da Associação dos Secretários e Dirigentes das Capitais e Destinos Indutores (Andisetur), encerrada no último fim de semana na cidade de Belém (PA). O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Aracaju (Funcaju), Waldoilson Leite, participou das discussões sobre problemas e soluções para o turismo em todo o país.

A Funcaju recebeu o convite para participar da reunião porque Aracaju está entre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil, escolhidos pelo Ministério do Turismo (MTur). Na opinião do prefeito de Belém, Duciomar Costa, a capital de Sergipe tem grande potencial para o mercado hoteleiro e para a geração de renda. "Além de grandes atrativos naturais, a cidade possui a orla mais bonita do Brasil", disse.

Durante o evento, foi discutida a relação do turismo com a sustentabilidade, a preservação da natureza, entre outros assuntos. "O turista tem que entender que, ao viajar, ele gera benefícios não só para ele, mas também para toda a cadeia produtiva associada ao setor. O turismo tem efeitos econômicos positivos e ainda promove da redução de desigualdades e a inclusão social", ressaltou a secretária de políticas públicas de Turismo do MTur, Bel Mesquita.

Andisetur

A Anseditur tem como objetivo a profissionalização do setor de turismo no Brasil através da realização de encontros por regiões para a promoção de debates e troca de experiências. Também é prioridade para a associação a elaboração de projetos com foco no meio ambiente e de programas que incentivem a cultura regional, assim como a luta contra a exploração sexual como atrativo turístico.

Além das discussões acerca do potencial e das necessidades de cada cidade, aconteceu também a eleição da nova diretoria da Anseditur. Por unanimidade, foi eleito Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre. Já para o conselho fiscal foi eleito o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite. "É uma honra participar do conselho fiscal da Anseditur e representar Aracaju, que é a capital da qualidade de vida", comentou.