SMTT realiza cadastramento para vagas especiais

Transporte e Trânsito
30/03/2011 16h16

A Lei nº 45/2009, que garante o direito às vagas preferenciais de estacionamentos públicos e privados, prevê que 5% dessas vagas sejam destinadas a pessoas idosas e 3% delas às pessoas com deficiência física. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) foi a pioneira na adoção dessa prática, estabelecendo uma placa específica para regulamentar as vagas, além do uso obrigatório do cartão. A lei já beneficiou cerca de 15.000 idosos e 1.500 deficientes na capital.

Com o objetivo de dinamizar o processo, a SMTT montou um estande móvel no Shopping Jardins, em frente à loja Insinuante, para realizar o cadastramento das pessoas que ainda não possuem o cartão e recadastrar aquelas que têm cartões cujo prazo expirou. O atendimento está sendo realizado no horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h, e permanece até o final de abril.

De acordo com o coordenador do Atendimento ao Cliente da SMTT, Diogo Crispim, cerca de 600 pessoas já foram atendidas no local. "Esse mês a procura pela renovação foi muito grande. Cerca de 400 pessoas fizeram o recadastramento e 200 solicitaram pela primeira vez o cartão", conta ele.

Credenciamento

O credenciamento para utilização das vagas preferenciais pode ser feito em qualquer ponto de atendimento do SMTT, inclusive do Ceac do Shopping Riomar. Para isso, é necessário apresentar carteira de identidade comprovando a idade - mais de 60 anos; o CPF e comprovante de residência. No caso do deficiente físico, a comprovação médica da sua condição é obrigatória.

Para o recadastramento, que deve ser feito a cada dois anos, é necessário apenas que a pessoa apresente o cartão antigo e o CPF. O credenciamento é gratuito e, de acordo com Diogo Crispim, a grande vantagem este ano é que os cartões são entregues assim que o cadastramento é realizado. "Antes o cidadão tinha que esperar cerca de dois dias para pegar seu cartão", lembra. Veículos não cadastrados que sejam flagrados utilizando vaga preferencial serão multados. A multa, considerada leve, custa R$ 53,20.

Ponto de Atendimento

A SMTT matem um ponto de atendimento no Ceac do Shopping Riomar, onde também é possível solicitar o cadastramento ou a renovação do cartão. No local o cidadão pode solicitar boletos de pagamentos, recarga de cartão escolar, visualização e contestação de multas. "Todo o processo é feito online, precisando apenas apresentar os documentos. É bastante rápido e prático", declara Diogo. O horário de funcionamento é segunda a sábado, das 7h15 às 17h45.