Trotes prejudicam trabalho do Samu

Saúde
29/03/2011 14h06
Início > Notícias > Trotes prejudicam trabalho do Samu

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece para toda a população aracajuana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende casos de urgências médicas em toda a cidade. Mas, infelizmente, o serviço, que é considerado essencial, tem encontrado dificuldades de operação por receber um grande número de trotes telefônicos diariamente.

De acordo com a coordenadora geral do Samu, Waneska Souza, apenas durante os dois primeiros meses deste ano o serviço contabilizou 3.927 trotes. Se comparado com os 5.891 atendimentos realizados no mesmo período, o número de falsas ligações é alarmante. "Geralmente as ligações identificadas como trotes são feitas por crianças e procedem de telefones públicos próximos a escolas", declara.

O serviço de atendimento a vítimas tem buscado uma forma mais precisa de identificar os trotes através de cursos de capacitação. "Durante o curso os atendentes e médicos recebem orientações para identificar a veracidade da ligação e como atender e acolher melhor a pessoa que esta solicitando o serviço. Em algumas situações, a identificação do trote é mais fácil, porém existem pessoas especializadas em trote que dão detalhes do caso, como sintomas da vítima, local, e tudo isso dificulta o nosso trabalho", diz Waneska.

A coordenação do Samu chama atenção da população para os perigos do trote. "Com o alto índice de falsos chamados, muitos atendimentos a casos de emergência demoram a acontecer e podemos até deixar de salvar uma vida. Além disso, ainda tem o problema do desperdício do dinheiro público", lembra a coordenadora.

Campanha

Na tentativa de conscientizar todos os cidadãos aracajuanos sobre o problema, a prefeitura realizou uma grande campanha de conscientização no ano passado, alertando sobre os perigos do trote e explicando a importância do serviço. "O Samu tem apenas oito anos e algumas pessoas ainda não conhecem sua funcionalidade. Para suprir essa demanda, criamos uma campanha de conscientização que foi desenvolvida, principalmente, nas escolas do município, com o objetivo de tornar as crianças multiplicadoras dessa informação", afirma.

Trote é crime

No Brasil, o trote é considerado crime e o infrator pode ser enquadrado em dois tipos de pena: uma por interrupção ou perturbação de serviço telegráfico ou telefônico (Art. 266 - Interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento), que tem como pena de um a três anos de detenção e multa.