Estudantes selecionados em concurso de arte participam de oficina

Educação
30/03/2011 08h14

Dando continuidade às comemorações dos 156 anos da capital, alunos da rede municipal de ensino classificados no ‘I Concurso Yázigi Cores de Aracaju', participaram, na tarde desta terça-feira, 29, de uma oficina de arte coordenada pelo artista plástico Adauto Machado. O objetivo da oficina, realizada no Espaço Cultural Yázigi, foi conduzir meninos e meninas na confecção de uma imagem em tela da cidade de Aracaju.

Durante o concurso, 200 desenhos e pinturas em papel foram produzidos pelos estudantes das redes municipal e estadual de ensino de Aracaju. Após a avaliação de uma comissão organizadora, 25 produções foram selecionadas, sendo três delas de alunos da rede municipal: Pedro Horácio dos Santos Neto, que cursa o 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sabino Ribeiro, no bairro 18 do Forte; Gilenilson Santos de Jesus e Jéferson Alves Rodrigues, alunos do 5º e 8º ano da Emef. Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, no bairro Industrial.

O interesse pelos conteúdos ministrados na oficina se confundia com o orgulho sentido pelos adolescentes em virtude da classificação. Para Pedro Horácio, além de despertar o interesse pela arte e pela cultura, a oficina incentiva a descoberta de novos talentos. "Os estudantes que se identificam com a arte precisam de um incentivo para aprimorar os dons, já aqueles que não possuem podem começar a se interessar", explicou o estudante.

Multiplicadores

De acordo com a coordenadora geral da Emef. Profº Alcebíades Melo Vilas Boas, Deisevânia dos Santos, a ocasião é propícia ao repasse de informações, a fim de que os demais alunos da unidade escolar obtenham novos conhecimentos artísticos. "Além de valorizado, o estudante classificado pode se tornar um multiplicador de conteúdos, já que poderá refletir com seus colegas sobre a importância da cidade onde vivem", declarou.

Manuseando tintas e pincéis, o aluno da Emef. Alcebíades Melo Vilas Boas, Gilenilson Santos de Jesus, concluiu que participar de uma oficina de arte é fundamental para o desenvolvimento de meninos e meninas em sala de aula. "Depois de participar do concurso, comecei a interagir mais com os colegas e a desenvolver a criatividade na sala de aula, percebi que o meu olhar sobre a minha cidade mudou e que a arte faz parte de nossa cidade e da nossa vida", afirmou o aluno com otimismo.  

Exposição

As telas dos alunos ficarão expostas na galeria durante 30 dias e no mês de abril, ao final da exposição, será realizada uma cerimônia de premiação. Os alunos ganhadores concorrerão a diversos prêmios, entre eles, uma bolsa integral de um curso intensivo de inglês no Yázigi, uma bicicleta e um kit de pintura, para os que conquistarem as primeiras colocações, respectivamente.

Os prêmios deverão ser entregues aos vencedores ou a um representante da escola em que o aluno se encontra matriculado. Quem não comparecer ou não justificar a ausência dentro de um prazo de 30 dias poderá perder o direito ao prêmio. "O objetivo do concurso é divulgar e valorizar a arte e a cultura, levando coordenadores escolares e professores a estimularem a produção artística nos espaços educativos", concluiu a curadora do Espaço Cultural Yazigi, Fátima Basto.

 

Leia mais...

Estudantes da rede municipal disputam concurso promovido pelo Yázigi