Monitoramento do trânsito permite registro de infrações

Transporte e Trânsito
30/03/2011 17h57

Identificar obstruções, acidentes e panes em semáforos com a finalidade de permitir uma rápida intervenção da equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), garantindo a fluidez do trânsito e coibindo o descumprimento das normas. Esses são os principais objetivos do Centro de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT), inaugurado pela Prefeitura de Aracaju em setembro do ano passado e operado 24h pela SMTT, através de equipes formadas por seis pessoas em cada turno.

Na unidade de monitoramento é possível acompanhar, de forma ininterrupta, tudo que acontece nos principais cruzamentos da cidade, onde foram instaladas 12 câmeras com imagens em alta resolução. O diretor de Trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva, esclarece os agentes de trânsito que atuam no monitoramento das imagens podem identificar e registrar infrações, o que significa que é possível gerar autuação a partir das câmeras instaladas.

"A finalidade das imagens captadas é permitir a verificação imediata de problemas e interferir para que haja fluidez no trânsito. Caso seja observada uma infração e o agente, na sala de monitoramento, consiga registrar a placa do veículo, o condutor que não estiver cumprindo a legislação de trânsito será autuado", esclarece major Paiva. 

Segundo o diretor de Trânsito da SMTT, após o registro, as multas encaminhadas através do centro de monitoramento seguem o mesmo procedimento das captadas por radares e lombadas. "A diferença entre o monitoramento e os radares é que os últimos são gerenciados por softwares, enquanto o primeiro é operado por agentes de trânsito. É como se o agente de trânsito estivesse na localidade da infração, uma vez que as imagens são nítidas e ele consegue ver e documentar que a lei não foi cumprida. Registrada, a multa será encaminhada e a imagem da infração fica no banco de dados", ressalta major Paiva.

Dessa forma, o diretor de Trânsito lembra que os condutores devem sempre respeitar as normas. "Se houver uma infração grave e o agente de trânsito captar a placa do veículo, o condutor será autuado. O agente de trânsito é um fiscalizador público. É preciso que as pessoas fiquem atentas e cumpram as normas estabelecidas para assegurar a fluidez e a segurança no trânsito", frisa.