Oficina de sensibilização informa sobre hábitos alimentares

Saúde
31/03/2011 17h55
Início > Notícias > Oficina de sensibilização informa sobre hábitos alimentares

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju realizou na tarde desta quinta, dia 31, uma oficina de sensibilização sobre hábitos saudáveis de alimentação, com o foco na pirâmide alimentar. A atividade faz parte da mobilização local para celebrar a Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida, que vai acontecer entre os dias 4 e 8 de abril. Também em abril são comemorados o Dia Mundial de Atividade Física (06) e o Dia Mundial da Saúde (07).

A oficina foi dirigida aos técnicos da Rede de Atenção Primária e da Vigilância em Saúde e aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS). O evento contou ainda com a participação de estagiários do curso de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A pirâmide alimentar foi apresentada aos técnicos como uma maneira simples de informar a população sobre a composição correta da alimentação, utilizando gêneros consumidos no dia a dia.

"Na base da pirâmide aparecem os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade, como os carboidratos, cereais, grãos, verduras, legumes e hortaliças. Assim, à medida que vamos subindo os níveis na pirâmide, a frequência ou quantidade dos alimentos devem ser restringidos nas refeições", explica a coordenadora da DANT, Sayonara Carvalho.

Segundo ela, os técnicos repassaram orientações sobre a pirâmide alimentar, explicando que as principais metas são o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos, além da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. "Além dessas orientações, também é estimulada a prática de exercícios físicos para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose", afirma Sayonara.

Ações

Além das oficinas, o Programa de Vigilância de Doença e Agravos Não Transmissíveis (DANT) estará apoiando as unidades de Saúde a realizar abordagens voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, entre elas destacam-se a anemia, hipovitaminose A, distúrbios por deficiência de iodo (DDIs), desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão e o câncer.

Durante a semana comemorativa, a SMS também objetiva fortalecer o título de cidade da qualidade de vida, conquistado por Aracaju. Em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) estão previstas ações de promoção em saúde com temas relacionados à alimentação e atividades físicas. Para a população em geral, a SMS programa ações no centro da cidade e a realização de blitz educativa, atividades de educação física e promoção de educação e prevenção a acidentes de trânsito.