Escolas municipais recebem exposição fotográfica

Educação
01/04/2011 10h53

As principais mudanças ocorridas no século XX em diversos pontos turísticos de Aracaju, estão sendo retratadas na exposição fotográfica que está acontecendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Veneza. As imagens estarão disponíveis na unidade escolar até o final da tarde desta sexta-feira, 1º de abril, e até o dia 29 de maio em outras 18 unidades de ensino da rede municipal, como parte das comemorações alusivas aos 156 anos da capital sergipana.

Entre outros pontos turísticos e históricos, o Oceanário de Aracaju, a Avenida Ivo do Prado, o Mercado Municipal Thales Ferraz e o aeroporto da capital serviram de inspiração para os repórteres fotográficos André Moreira, Silvio Rocha, Jorge Henrique e Alejandro Zambrana, autores da exposição. De acordo com a coordenadora pedagógica da Emef, Soray Dantas, a produção dos repórteres favoreceu o desenvolvimento do projeto ‘Desfrutando e degustando as belezas e sabores de Aracaju', idealizado pela equipe pedagógica que atua na escola.

"O projeto favoreceu a ida dos alunos aos principais pontos turísticos da cidade, a exemplo da Colina do Santo Antônio, Mirante da 13 de julho e Palácio Olímpio Campos. Além de mostrar essas belezas  que caracterizam a capital sergipana, fomos beneficiados com a exposição, que em muito tem despertado o interesse dos meninos e meninas, bem como dos seus respectivos pais", declarou a coordenadora escolar.

Para a aluna Suellen Soares, que cursa a 7ª série, a beleza das imagens serve como estímulo para que os pontos turísticos sejam visitados não só por ela, mas por todos os seus familiares. "Ao ver as fotos, comecei a lembrar dos relatos de pessoas que já visitaram pontos os turísticos de Aracaju mostrados na exposição. Fiquei curiosa, mas ao mesmo tempo me senti orgulhosa por morar numa cidade tão maravilhosa e tão cheia de riquezas", declarou com empolgação a menina. 

Motivados pelos bons resultados obtidos com o projeto e com a exposição, coordenadores e professores já idealizam novas ações pedagógicas. "É gratificante perceber o envolvimento dos alunos, refletido no prazer de ver a exposição e identificar nas fotos os lugares em que estiveram. Mais do que tudo isso, eles se sentem ainda mais pertencedores do lugar onde vivem", contou o professor de inglês, conhecido entre os alunos como Mendonça.

Manoel Bomfim

A exposição também contemplou alunos da escola Manoel Bomfim, localizada no bairro Bugio. Na unidade de ensino, a exposição das imagens incentivou a criação de projetos interdisciplinares e fomentou nos estudantes o interesse pelo estudo das potencialidades da cultura local.

Com base nos projetos, o professor de história, Gilson Mariano, pretende discutir entre os estudantes as principais mudanças ocorridas na capital, também usando como referência o bairro onde a escola está localizada. "É possível criar iniciativas que atraiam moradores da comunidade, já que são importantes testemunhas desse processo de mudança. Em contato com os alunos, o interesse de conhecer melhor outras paisagens da capital, fora da esfera local, certamente, será despertado", disse o professor Gilson.