Educação no trânsito é prioridade para Aracaju

Transporte e Trânsito
01/04/2011 12h08

A equipe da coordenadoria de Educação no Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) aderiu à campanha nacional 'Chega de Acidentes'. O lançamento, em Aracaju, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 01, em um dos principais cruzamentos da cidade: a rótula do Caju (Avenida Beira Mar com Delmiro Gouveia). Cerca de 70 servidores da SMTT aderiram a campanha e foram às ruas chamar a atenção dos condutores portando bandeiras, faixas e material informativo, como adesivos para carros e motos.

"Essa campanha valoriza a vida, a educação e o respeito, tão carentes nos dias de hoje. Sem contar que ainda resgata o sentido de humanização porque o contato direto com as pessoas é fundamental nesse aspecto", diz o coordenador de processamento de dados da SMTT, Júlio César Menezes. Parceiros como o Samu Municipal e a Liga de Traumas da Universidade Federal de Sergipe já garantiram adesão à campanha.

A intenção também é alcançar movimentos de ciclistas que lutam pela cidadania no trânsito e mobilidade sustentável, para que o conceito da campanha seja efetivamente disseminado. "Eu, particularmente, já entrei em contato com o pessoal da Bicicletada e com algumas entidades de medicina que lutam pela redução de acidentes", comenta o superintendente Antônio Samarone.

Maria Luiza é baiana e mora na capital há quatro anos. Ela acredita que Aracaju estava necessitada desse tipo de ação. "A população precisa se conscientizar sobre os riscos que correm quando a pessoa não respeita o limite de velocidade e uma das coisas que a gente vê que o prefeito Edvaldo tem dado prioridade é a educação no trânsito", afirma.

Para o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva, a mobilização em prol da cidadania nas vias da cidade é necessária. "E tem fundamento, uma vez que conseguimos mobilizar a sociedade como um todo nessa verdadeira cruzada que é reduzir o número de acidentes, principalmente o número de pessoas que morrem de maneira irracional no trânsito não só de Aracaju, mas do Brasil", considera major Paiva.

Dados

A estatística de ocorrências gerais envolvendo veículos em Aracaju em 2010 foram divulgadas pelo Sistema de Informação de Acidentes de Trânsito (Siatran) da SMTT. Segundo o estudo, 7.389 mil veículos se envolveram em acidentes no ano passado, sendo 5.075 mil automóveis, o que compreende 68,68% dos acidentes - estimativa registrada ainda com o funcionamento dos equipamentos eletrônicos à época.

Em segundo lugar estão as motocicletas, representando 12,56% do total, com 928 envolvidas em acidentes. No levantamento, caminhonetes e caminhões também aparecem envolvidos nas ocorrências registradas na capital com 440 e 252 veículos, respectivamente. Ônibus equivalem a 4,97% da estatística. Em seguida vem as bicicletas, ciclomotores, caminhonetas, micro-ônibus, reboques, semi-reboques e carroças.

Sensibilização

Para Samarone, o momento é de sensibilizar a população quanto à necessidade de respeitar o limite de velocidade das vias mesmo sem equipamentos eletrônicos de fiscalização. "Colocando na rua o movimento, iremos encontrar mais parceiros. A grande maioria da população clama pela adesão de todos à campanha, para que o número de acidentes seja cada vez mais visível e notório. Só assim se tem noção do perigo que é o desrespeito à velocidade nas vias. O trânsito é feito também pela parte mais vulnerável, que são os pedestres e ciclistas", declara o superintendente. Ele ainda evidencia que no trânsito, "a gentileza e o respeito são fundamentais para o relacionamento humano".