Força-tarefa chega ao bairro Olaria

Saúde
01/04/2011 14h18

O bairro Olaria recebeu nesta sexta-feira, 01, a força-tarefa de combate à dengue realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da secretaria municipal da Saúde (SMS). Participaram da ação 10 agentes de endemias e 15 funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O ponto de concentração das equipes foi a Unidade de Saúde da Família Walter Cardoso.

As ações dos agentes da saúde foram concentradas no controle, no combate das larvas do mosquito aedes aegypti e também no monitoramento das áreas já trabalhadas, com a visita a 300 residências. Já os agentes da Emsurb fizeram a limpeza de terrenos baldios, capinagem e retirada de todos os recipientes que acumulam água, como latas, tampinhas e outros objetos dos terrenos.

Para o supervisor geral da região, Gilvan Dias Carvalho, a força-tarefa também tem como foco a conscientização dos moradores. O bairro Olaria tem a classificação de 1.8, que corresponde a médio risco. "A visita às casas tem como objetivo a eliminação de possíveis focos e também a parte educativa, onde a população tem que ter a consciência de colaborar, evitando guardar entulhos nos seus quintais", afirma o supervisor.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, os agentes têm realizado um trabalho contínuo de monitoramento nas áreas de maior infestação. "Olaria é um dos bairros com olhar diferenciado da secretaria por ter sido classificado como de médio risco na vulnerabilidade da transmissão da doença. Para potencializar essas ações, é importante a comunidade estar sempre mobilizada e em sintonia permanente com os agentes, como temos visto em vários bairros da capital", afirma Silvio Santos.

Programação

A próxima força-tarefa de combate à dengue acontecerá amanhã no bairro Soledade, zona norte da capital.  A concentração dos agentes será na Unidade de Saúde da Família Carlos Hardman Côrtes e as atividades de limpeza de terrenos baldios e visitas domiciliares serão realizadas a partir das 08h. Nessa ação a comunidade está organizando o ‘Mutirão contra a Dengue'. A mobilização nasceu de uma parceria entre a associação dos moradores e a Unidade de Saúde. A ação contará também com a parceria da Escola Tiazinha.