"Isso aqui é minha vida!". Foi assim que seu João Alberto, 83, descreveu o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite. O centro, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), é um espaço para a socialização do público da maior idade. Lá é lugar de relembrar histórias, encontrar os amigos e trocar experiências.
Além de serviço especializado ao idoso, assistência médica e psicológica, o Cras promove durante todo o ano o Baile dos Idosos. A festa, que em 2011 completa 30 anos, tem como tema o forró pé de serra. "Os idosos gostam muito, ficam eufóricos para começar logo o baile e eles poderem dançar o forró", conta Ofenísia Vieira, secretária do Cras e coordenadora do evento. Segundo ela, essa é uma forma de incentivo à saúde, de diversão e de fazer amizades, já que nessa idade a tendência é passar muito tempo em casa.
Já são 160 idosos inscritos no forró, que acontece todas as sextas-feiras, a partir das 14h. Para participar é preciso apenas contribuir com uma taxa de R$2,00. No salão o que não falta é par para participar da dança. "Aqui para dançar não precisa ter um par; dança todo mundo junto, homem com homem e mulher com mulher. Cada um dança do seu jeito e no seu ritmo", conta Ofenísia. O baile é comandado por um dos participantes do Centro, que puxa o trio pé de serra com a sua sanfona. "O centro é como uma família. Todos se conhecem e se divertem juntos", afirma a coordenadora.
Dona Julita Bento da Silva, 62, conta que já participa a 20 anos do forró. "Eu adoro quando começa o baile porque é uma forma da gente se movimentar e reviver os velhos tempos. Já vivi muitas histórias aqui" declara. Sempre acompanhada de seu marido, José Bento da Silva, 85, Julita diz que participa de vários outros bailes, todos com o tema do forró. "A gente adora dançar e ele dança direitinho, não pisa mais no meu pé!" brinca ela.
Atividades
O Cras está sempre de portas abertas para os idosos a partir dos 60 anos. Lá são desenvolvidas algumas atividades, como danças, brincadeiras, coral, teatro, exercícios físicos, reuniões e palestras oferecidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS); tudo com apoio do assistente social. O horário de funcionamento vai das 8h às 18h, de segunda à sexta, e mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3179-2242 e 3179-2244