Prova ABC será aplicada nesta terça em escola municipal

Educação
11/04/2011 11h50
Início > Notícias > Prova ABC será aplicada nesta terça em escola municipal

Nesta terça-feira, 12, a partir das 8h, cerca de 20 estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Henrique Teixeira Lott, localizada no bairro América, farão uma prova que irá avaliar seus conhecimentos na área da leitura, escrita e matemática. É que a escola foi escolhida para a aplicação da Prova ABC, conjunto de provas desenhadas, elaboradas para meninos e meninas que concluíram com êxito o 3º ano (antiga 2ª série) em 2010, e que estejam cursando o 4º ano/3ª série em 2011 em escolas públicas e particulares das capitais brasileiras.

A Prova ABC é aplicada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e Instituto Montenegro, em parceria com a organização não-governamental Todos Pela Educação, Cesgranrio e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O objetivo é construir um indicador que observe os resultados referentes ao final do ciclo de alfabetização na 2ª série/3º ano da Educação Básica, no sentido de mensurar os avanços na aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental I e II.

Na capital sergipana, a unidade escolar sorteada para servir de amostra desse estudo foi justamente a Henrique Teixeira Lott. "É motivo de alegria saber que o conteúdo pedagógico absorvido pelos nossos alunos irá favorecer a obtenção de dados que servirão para melhorar a qualidade da Educação Básica no Brasil", explica a coordenadora geral da unidade de ensino, Ivaneide Faro.

A aplicação da Prova ABC, também conhecida como ‘Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização', terá a duração de duas aulas, ou seja, cerca de uma hora e meia, e será conduzida pela equipe do IBOPE, composta de dois aplicadores por turma. Ao término, será coletada a percepção dos alunos sobre a prova, sendo que os resultados obtidos serão divulgados apenas de forma consolidada em nível nacional e por regiões do país, ou seja, não serão publicados resultados isolados por escola ou por município.

Prova

Seis mil alunos de 262 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares das 27 unidades da federação farão a prova. Foram preparados 20 cadernos de prova diferentes, sendo dez com 20 questões de matemática e dez com 20 questões de literatura, compostos a partir de rotação de itens. Os alunos farão ainda uma redação.