A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços (Emsurb), mantém o serviço de coleta seletiva de lixo na capital. Realizado em parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de reciclagem de Aracaju (Care), o serviço conta com quatro veículos de coleta, sendo dois da Emsurb e dois da própria Care. A coleta é realizada em diversos bairros da capital.
O processo é simples. As pessoas interessadas em participar da coleta seletiva só precisam separar o lixo seco (papeis, latas, garrafas) dos demais resíduos. O lixo coletado é levado à sede da cooperativa, onde é feita a triagem e separação. Em seguida o material é encaminhado para as recicladoras.
Ao todo, 26 localidades da capital são atendidas. A lista com o itinerário do serviço está disponível no site da PMA. Os interessados em fazer a coleta seletiva em casa podem também procurar a Assessoria Técnica (Astec) da Emsurb e agendar a visita através do telefone (79) 3179-7001. O processo é o mesmo para condomínios e empresas e não tem custo algum.
A coleta seletiva ainda compreende menos de 1% do total de resíduos coletados pela Emsurb. Em 2010, 1.400 toneladas de material reciclável foram coletadas, contra 129.000 toneladas de resíduos não recicláveis.
Conscientização
Segundo a coordenadora da Astec, Adenilde Gama Alves, a Emsurb também realiza a conscientização da população. "Fazemos palestras em escolas, condomínios e empresas, orientamos sobre como proceder com os materiais e como separar o lixo. Tem gente que acha que precisa separar papel, plástico, vidro e metal, mas só precisa separá-los dos orgânicos", explica Adenilde.
Alternativas
A coordenadora lembra que mesmo quem não mora próximo aos pontos atendidos pode ajudar. "Nos bairros residenciais onde os caminhões da coleta seletiva não passam, os moradores podem separar o lixo orgânico do seco e entregar a um dos carroceiros que circulam diariamente na cidade", explica.
Care
A Care é uma associação formada por ex-catadores de lixo. Localizada no bairro Santa Maria, ela atende, atualmente, a 42 cooperados. Além de gerar renda, a coleta seletiva ajuda o meio-ambiente, reduz a quantidade de lixo nos aterros sanitários e descarta apenas o rejeito, que é o material que não serve para a reciclagem como o lixo de banheiro e cozinha.