Alunos da Valdice Teles se apresentam na Unit

Cultura
01/04/2011 10h58

A cultura tem papel relevante no meio educativo. Foi por isso que a Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit) decidiu encerrar o I Encontro de Pacientes com manifestações artísticas dos grupos de música e dança da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT). A atividade aconteceu nessa quinta-feira, 31, no auditório da Unit, Campus II.

As alunas de dança do ventre se disseram satisfeitas com a oportunidade de mostrar o que aprenderam nas oficinas da EOAVT. Na semana passada, elas se apresentaram em uma tenda montada no calçadão das ruas Laranjeiras e João Pessoa, atraindo a atenção de quem passava pelo local.

"Descobri a Escola Valdice Teles através da internet, e frequento as aulas desde 2008, quando abriram as primeiras turmas", contou a funcionária pública Jussara Castro. A estudante Mariana Nascimento conheceu a dança do ventre através de uma amiga e logo ingressou nas aulas ofertadas pela EOAVT.

Logo após a apresentação de dança do ventre, os professores Álvaro Araújo, Ítalo Barros e Alessandro de Jesus fizeram uma breve demonstração do trabalho realizado na Escola de Artes. Com saxofone, teclado e contrabaixo, os músicos tocaram quatro canções que agradaram o público: 'A Viagem' (de Roupa Nova), 'Garota de Ipanema' (de Tom Jobim e Vinícius de Moraes), 'Naquela Mesa' (de Sérgio Bittencourt) e 'Xodó' (de Dominguinhos).

Encontro e parceria

A coordenadora da Clínica de Psicologia da Unit, Aracy Roza Cardoso, disse ter ficado muito feliz com o encontro realizado na universidade. Aracy também aproveitou para agradecer a Escola de Artes Valdice Teles e a Fundação de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) pelo apoio. "Essa não é a primeira vez que os alunos da Valdice Teles se apresentam na Unit", contou a coordenadora.

O Grupo de Flauta Doce da Escola de Artes já se apresentou no encerramento do ano de 2009, e, em outra ocasião, os músicos da escola tocaram em uma festa interna da Unit. A parceria tem rendido bons frutos para as duas instituições e, observando os resultados, a coordenadora tem planos para estreitar ainda mais os laços entre a escola de artes e a universidade.

Valorização

Segundo a assistente social da clínica, Cláudia Moura, o I Encontro de Pacientes surgiu da vontade de integrar e valorizar os pacientes atendidos. O evento contou com a apresentação do coral da Avosos, na abertura das atividades. Logo após, o promotor Elias Pinho deu início à palestra 'Clínica e Ministério Público: parceria cidadã', que foi seguida de debate entre os convidados e os ouvintes. Pouco antes das apresentações da Escola de Artes, houve sorteio de brindes.