A Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a livraria Paulinas, realizou na manhã desta terça-feira, 5, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Aracaju (Cemarh), a oficina literária ‘A melodia da imaginação', ministrada pelo escritor e compositor gaúcho, Carlos Heráclito Mello Neves, popularmente conhecido como Kalunga.
No local, foram desenvolvidas diversas atividades lúdicas que oportunizaram a compreensão do texto escrito em forma de prosa e poesia, a musicalização infantil e a transmissão de conhecimento com alegria. O público-alvo da oficina foram os professores da rede municipal de ensino e graduandos das áreas de pedagogia e letras.
De acordo com a facilitadora do Cemarh e coordenadora do evento, Telma Santos, o objetivo foi incentivar os participantes a desenvolverem nas salas de aula as técnicas aprendidas na oficina. "Nossa meta é aperfeiçoar o trabalho dos nossos educadores e fazer com que essa nova aprendizagem faça parte do cotidiano dos estudantes", contou a coordenadora.
Criatividade
A palestra ministrada por Kalunga é o resultado de um trabalho pedagógico interativo, com brincadeiras e utilização de textos. "Conversando e brincando, os participantes vão transformando textos poéticos em prosas, adquirindo estratégias de incentivo à leitura e criando individual e coletivamente textos literários. Com base nessas intenções, foram priorizadas a criatividade, o senso de humor, o espírito de equipe e a liderança", explicou o oficineiro.
Para a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, localizada no bairro América, Marielse Nascimento, é de extrema importância estar em contínua fase de aprendizagem. "Através dessas práticas educativas podemos trocar experiências com colegas e aperfeiçoar nosso trabalho junto às crianças atendidas na rede municipal de ensino. Pretendo assimilar o conteúdo oferecido e depois repassar aos demais integrantes da equipe pedagógica da escola", garantiu a professora.
Satisfação
A promotora de eventos da livraria Paulinas, Rosilane da Silva, destacou a importância do trabalho voltado para a educação infantil em Sergipe e da parceria com a Semed. "Estamos proporcionando um momento ímpar para os professores da rede municipal de ensino. Como o Kalunga já possui um trabalho vinculado à nossa editora e há mais de 20 anos atua em benefício do público infantil e infanto-juvenil, resolvemos presenteá-los como a participação desse grande oficineiro", declarou a promotora.
Aluna do curso de letras da Universidade Federal de Sergipe, Cristina de Santana fala da satisfação em participar da atividade "É um momento maravilhoso e muito rico que contribui para o entrosamento entre os profissionais da educação. É importante repassarmos para as crianças todo conhecimento adquirido, afinal, elas são o nosso público-alvo", comentou Cristina.