Feirantes fazem teste rápido de HIV/Aids

Saúde
06/04/2011 09h34

Mais de 40 feirantes do Mercado Municipal Albano Franco assistiram nesta terça-feira, dia 05, a uma palestra sobre DST/Aids e Hepatites Virais e tiveram acesso ao teste rápido para detectar a doença. A ação aconteceu na Feira de Saúde, realizada na praça de eventos dos mercados municipais e foi promovida pelo Movimento Popular de Saúde (MOPS), em parceria com o Programa DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A feira começou às 8h e se encerrou às 17h, disponibilizando ainda material informativo, aferição de pressão arterial, vacinas e exame de lâmina. Os procedimentos foram realizados na Sala de Saúde do próprio Mercado Municipal. Embaixo das tendas montadas para o evento, a palestra foi participativa e integrou mais de 40 feirantes.

O facilitador e técnico do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, André Calazans, conseguiu atrair a atenção dos feirantes. Eles fizeram perguntas e opinaram de forma descontraída sobre as dificuldades culturais no uso dos preservativos. Com apoio do álbum seriado, André Calazans falou sobre a Aids e as DTS e afirmou que a maior parte dessas doenças tem cura e que as incuráveis, como a Aids, têm tratamento para controle dos sintomas da doença.

Após a palestra, André consultou os participantes sobre o interesse deles em aderirem ao teste rápido. Mais da metade dos presentes aderiu à idéia. Também estavam na feira, profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem e representantes do Núcleo de Projeto Inovadores (Nuprin).

"Uma das premissas do Sistema Único de Saúde (SUS) é a promoção e prevenção em Saúde e nessa feira a SMS fortalece esse princípio, levando informações para as pessoas em seu próprio território, nesse caso específico na feira livre", diz o coordenador do Nuprin, Murilo Brito.

Adesão ao teste

Na Sala de Saúde do Mercado Municipal Albano Franco, os profissionais de DST/Aids realizaram o teste e aconselhamento individual. O resultado foi entregue na hora e aqueles que tiveram o resultado positivo foram encaminhados à realização de exames complementares no Cemar Siqueira Campos. "O teste rápido para detectar a sorologia do HIV/Aids tem sido um dos instrumentos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para facilitar e estimular homens e mulheres a realizarem o diagnóstico", diz André Calazans.

Ele informa que o teste em HIV faz parte das ações planejadas e é realizado diariamente, nos horários das 7h às 17h de segunda a sexta-feira, no Centro de Testagem e Aconselhamento no Cemar Siqueira Campos. O tratamento é realizado no Serviço de Assistência a Pessoas com Aids que funciona no mesmo local.

"Eu vejo como importante o papel da prefeitura em oferecer às pessoas da periferia o teste rápido aqui no mercado, porque tem muita gente que tem dificuldade com horários para se deslocar a uma unidade de saúde. A gente precisa cuidar da nossa saúde e não ter vergonha ou medo de realizar esse teste, a nossa vida é muito importante", diz A fiscal da Emurb nos mercados, Maria Francisca dos Reis.

Dados em Aracaju

Em Aracaju, de 2000 a 2010, foram notificados 800 casos de Aids. Desse total, 40 crianças com HIV, soropositivos que não desenvolveram a doença. Ainda sobre as DST, de acordo com dados da SMS/Aracaju, em 2010, foram notificadas 205 gestantes com HIV e crianças expostas; 257 gestantes com sífilis; 851 pessoas com herpes genital; 330 com sífilis congênita; 1.245 adultos com sífilis (excluída a forma primária); 383 mulheres com síndrome da ulcera genital; 3.620 com síndrome do corrimento cervical e 1.337 homens com síndrome do corrimento uretral.