Conselhos da Criança e do Adolescente debatem políticas públicas

Assistência Social e Cidadania
06/04/2011 17h02

Debater a política voltada à infância e à juventude e estreitar as relações entre os profissionais que atuam na área foram os principais objetivos do I Encontro dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente da Grande Aracaju. O evento aconteceu nesta quarta, 6, na Sociedade Semear.

Na oportunidade, o secretário municipal de Assistência Social de Aracaju, Bosco Rolemberg, destacou a importância do encontro e da atuação dos conselhos municipais. "A principal intenção desse evento é promover o debate ampliado sobre as políticas em defesa da criança e do adolescente. Além disso, é uma oportunidade de trocar experiências na busca pela ampliação das ações dos conselhos, de forma integrada e parceira", disse Bosco.

O secretário ressaltou ainda o caráter deliberativo dos conselhos, o que permite o controle social das questões que envolvem crianças e adolescentes. "Os conselhos contribuem com a administração pública, inclusive no combate à presença de crianças nas ruas, que é uma realidade não só da capital sergipana, mas também de outras cidades da Grande Aracaju. O caráter deliberativo dos conselhos propicia uma maior descentralização das políticas públicas sociais", explicou.

Programação

Com a participação de diversas secretarias de municípios da Grande Aracaju , a exemplo da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão e da Secretaria de Combate a Pobreza, Assistência Social e do Trabalho de Nossa Senhora do Socorro, o evento contou com palestras, dinâmicas em grupos e apresentação de eixos temáticos.

Um dos temas abordados foi 'O Controle Social na perspectiva da Política da Criança e do Adolescente', cuja palestra foi ministrada pelas assistentes sociais e assessoras técnicas em Controle Social Janete de Rezende e Michele Vilaça. Nos eixos foram debatidas as relações com o Conselho Tutelar, Fundo Municipal, Ministério Público e Poder Judiciário, entre outros entes.