PMA comemora Dia Mundial da Atividade Física

Saúde
07/04/2011 09h14
Início > Notícias > PMA comemora Dia Mundial da Atividade Física

O Programa Academia da Cidade, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesse quarta-feira, 6, diversas atividades no Parque Augusto Franco (Sementeira). O evento foi em comemoração ao ‘Dia Mundial da Atividade Física' e reuniu cerca de 1.600 alunos do programa. As ações envolveram os 15 Pólos de Atividade Física da Academia e contou com a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Faculdade de Sergipe (Fase).

No parque foram realizadas atividades como yoga, alongamento, caminhada monitorada, avaliação física e nutricional, atividades recreativas, ginástica localizada, massoterapia e oficinas de reaproveitamento dos alimentos. O encontro está inserido nas comemorações à Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida, que está acontecendo desde o dia 4 e segue até o dia 8. Além do ‘Dia Mundial da Atividade Física', em abril também é comemorado, no dia 7, o ‘Dia Mundial da Saúde'.

O Secretário Municipal da Saúde, Sílvio Santos participou do evento e falou sobre a importância do Programa. "A Academia da Cidade nós dá muito orgulho. Os professores estão de parabéns e a comunidade também. Essa mobilização é o resultado de que a cidade faz jus ao status da capital com a melhor qualidade de vida, título que Aracaju ganhou graças também a Academia da Cidade e ao apoio de toda a população", afirma Silvio Santos.

Para a coordenadora do Programa de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Sayonara Carvalho, a atividade física regular promovida pela academia da cidade tem registrado resultado positivo na saúde dos participantes. "Uma vez que levamos saúde para a população, oferecemos às pessoas a possibilidade de envelhecer de maneira saudável, evitando doenças, diminuindo o número de pessoas com diabetes, obesidade e transtornos mentais como a depressão", explica a coordenadora.

História

O programa Academia da Cidade funciona desde abril de 2004 e é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a UFS. Durante as aulas são desenvolvidas atividades de alongamento, ginástica localizada, yoga, aeróbica e caminhadas. Atualmente o programa atende mais de 6 mil inscritos. As atividades acontecem em praças, quadras e calçadões de Aracaju, incentivando as pessoas a praticar exercícios físicos de forma descontraída, ao ar livre e em locais de fácil acesso

Além de atividades físicas, a academia divulga outros eventos e projetos da secretaria da saúde que estejam relacionados com a promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida, como prática de alimentação saudável e campanha antitabagismo.

Cadastro

Para se cadastrar basta se dirigir a um dos 15 Pólos distribuídos em vários pontos da capital. "Ao chegar a um dos pólos, o usuário conversa com o professor e logo depois é feita uma avaliação física e recomendado um plano de exercício para a cada pessoa", explica Sayonara Carvalho.

Os pólos da academia funcionam de segunda à sexta, das 05h às 08 horas e das 16h às 19 horas nos seguintes locais: Orlando Dantas; Bairro América; Sol Nascente; Jabotiana; 18 do Forte; Bugio; Augusto Franco; Bairro Industrial; Santos Dumont; Santa Maria; Castelo Branco; Inácio Barbosa; Getúlio Vargas; Médici, Lamarão e 13 de Julho.

Dados

Os resultados do programa comprovam que a Academia da Cidade tem cumprido seu objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários. Dados de trabalhos científicos do programa revelam que 80% dos hipertensos e 40 % dos diabéticos cadastrados, passaram a controlar seus níveis pressóricos e glicêmicos através da prática regular de atividade física.