Prefeitura atua no combate à violência nas escolas

Educação
07/04/2011 16h02
Início > Noticias > 45368

Técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveram, na manhã desta quinta-feira, 7, uma reunião com membros da ‘Comissão de Prevenção e Enfretamento à Violência nas Escolas'. As discussões foram realizadas no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos. O objetivo foi discutir e apontar medidas para o combate à violência nas escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino de Aracaju.

"Nosso alvo é a criação de uma política pública de prevenção à violência na escola, daí o interesse do MPE de que os órgãos aqui representados unam forças em prol da erradicação desse mal", disse a coordenadora de projetos da Semed, Valdinete Silva.

O Conselho Tutelar de Aracaju, que também participou do encontro, foi representado pelo coordenador e conselheiro do 4º distrito, Magnaldo Santos. Segundo ele, é de extrema relevância lutar em defesa dos direitos infanto-juvenis, estimulando a cultura de paz nas escolas. "As discussões sobre o tema estão sendo dinamizadas em momento oportuno. O conselho tutelar ou qualquer outra instituição não pode agir sozinho no enfrentamento dessa problemática. É necessário que haja uma rede de proteção à criança e ao adolescente", declarou.

Para o policial militar Deny Ricardo dos Santos, a participação da Polícia Militar de Sergipe na comissão, representa a oportunidade de aperfeiçoar as ações desenvolvidas por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). "O programa é executado em escolas que oferecem ensino fundamental (1ª a 4ª série), por policias qualificados que conscientizam meninos e meninas sobre os prejuízos acarretados pelo uso de drogas, um deles os atos de violência", relatou o policial.

Plano de ação

Nas próximas semanas, os membros da ‘Comissão de Prevenção e Enfretamento à Violência nas Escolas' compartilharão experiências e definirão estratégias para execução de um plano de ação. A intenção é distanciar as unidades públicas de ensino da situação de vulnerabilidade, a fim de proporcionar melhores condições de aprendizagem para crianças e adolescentes. "Agora que estamos integrando a comissão, o nosso propósito é contribuir com a efetivação das ações de enfretamento da violência e envolver todas as comunidades escolares nesse processo", garantiu a representante da Seed, Quitéria Lúcia Barros.

Participações

Também estiveram presentes ao encontro representantes do Ministério Público Estadual (MPE); da Secretaria de Estado da Educação (Seed); representantes dos conselhos Estadual e Municipal da Educação; Conselho Tutelar; Polícia Militar de Sergipe ; Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) e demais órgãos que integram a comissão.