Edvaldo participa do I Fórum de Prefeitos de SE

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2011 15h35
Início > Notícias > Edvaldo participa do I Fórum de Prefeitos de SE

Nesta sexta-feira, 8, o prefeito Edvaldo Nogueira participou do I Fórum de Prefeitos de Sergipe, ao lado do governador Marcelo Déda e de gestores de outros municípios sergipanos. O evento, realizado no hotel Dioro, na Barra dos Coqueiros, foi organizado pela Federação das Associações de Municípios de Sergipe (Famuse), Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco) e Associação dos Municípios da Região Centro-Sul (Amurces).

Voltado à defesa do municipalismo, o fórum apresentou reivindicações comuns à maioria dos municípios e propostas encaminhadas ao governador do Estado. O objetivo foi reunir as autoridades sergipanas para debater as principais necessidades de cada cidade, elaborando uma pauta de ações prioritárias para este ano. Entre os temas levantados durante o encontro estavam transporte escolar, saúde pública, infraestrutura urbana, desenvolvimento econômico, relações institucionais e segurança.

O prefeito Edvaldo Nogueira, recém nomeado secretário-geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), ressaltou a importância de debater o corte do orçamento determinado pelo Governo Federal. Edvaldo lembrou que, com a medida de corte de emendas e restos a pagar, a maioria das obras já em andamento e com início previsto para os municípios deve ser afetada.

"Um ponto importante a ser discutido, que inclusive foi debatido no Congresso junto à Frente Nacional dos Prefeitos, é o corte das emendas e dos restos a pagar de 2007 até agora. Embora a Prefeitura de Aracaju tenha, nesse sentido, poucas emendas, é um problema que irá afetar pelo menos 90% das prefeituras brasileiras. Esse corte linear irá prejudicar de forma efetiva os municípios que iniciaram obras e licitações. Estamos batalhando para que o Governo Federal não execute os cortes anunciados para o fim deste mês", disse o prefeito de Aracaju.

Integração

Para Edvaldo, além da discussão de temas econômicos, o fórum também cumpre seu papel de integrar as gestões no debate sobre os rumos do municipalismo brasileiro, buscando cada vez mais melhorias para a população. Segundo ele, o momento vai proporcionar uma relação mais harmônica e democrática entre os prefeitos municipais e o governo estadual.

"Tenho certeza de que essa reunião vai significar um salto grande no que diz respeito ao aprofundamento dos debates e à melhoria da relação entre Governo e prefeituras. Espero que essas discusões, propostas e ideias sirvam para que todos nós possamos, nos próximos dois anos, fazer muito mais e muito melhor para nossas cidades", afirmou Edvaldo Nogueira.

Solicitações

O governador Marcelo Déda também disse acreditar que o evento é uma forma de unir as administrações municipais em benefício do desenvolvimento do Estado. Após receber do prefeito de Umbaúba, Anderson Farias, a lista de solicitações e propostas intitulada Carta da Barra dos Coqueiros, o governador discorreu sobre cada item, avaliando as principais obras já realizadas pelo Governo do Estado em atendimento às reivindicações apresentadas. Segundo o governador, cada solicitação será avaliada para que sejam buscadas resoluções de acordo com a necessidade de cada local.

"O Governo de Sergipe tem a maior alegria de ser parceiro dos prefeitos do Estado. Não há um único prefeito, de qualquer partido ou cidade, que não tenha obras do Governo em seu município, porque nunca houve um governo que buscasse tantas parcerias como o nosso. Iremos examinar todas as reivindicações dos prefeitos e lembrá-los daquilo que já fizemos. Embora 2011 se mostre um ano muito difícil, nunca saíram dos nossos planos os investimentos nos municípios e as relações com as prefeituras", assegurou Marcelo Déda.

Presenças

Além dos prefeitos e secretários dos municípios sergipanos, também participaram do fórum os senadores Antônio Carlos Valadares e Eduardo Amorim, os deputados federais Márcio Macêdo, Heleno Silva, Valadares Filho, Laércio Oliveira, André Moura, Rogério Carvalho, e os deputados estaduais José Franco e Conceição Vieira.