'Saúde na Escola' leva entretenimento aos alunos da rede municipal

Educação
08/04/2011 17h44
Início > Noticias > 45384

Atividade física, palestras e alimentação saudável. Foi com a junção desses itens que os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria, comemoraram nesta sexta-feira, 8, a ‘Semana da Qualidade de Vida', realizada entre 4 e 8 de abril. A escola é uma das unidades de ensino que estão cadastradas no ‘Programa Saúde na Escola' (PSE), que entre inúmeros objetivos, visa combater as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Emef, Maria Angélica de Jesus, a articulação e a integração das ações desenvolvidas nas escolas e nas Unidades de Saúde da Família, mediante atuação das secretarias municipais da Educação (Semed) e da Saúde (SMS), são os grandes benefícios adquiridos com a adesão ao PSE. "O programa dispõe sobre atividades interdisciplinares que facilitam o aprendizado da criança e do adolescente, o que gera resultados positivos para toda a comunidade", acrescentou.

Durante a comemoração, a nutricionista Rubia Carvalho compartilhou, com cerca de 300 estudantes, algumas dicas para uma alimentação saudável. Com entusiasmo, o pequeno Felipe dos Santos, 7 anos,  fez questão de interagir. "Comer doce é bom, mas pode fazer mal para os dentes. Eu gosto mesmo é de fruta, principalmente a uva", disse o estudante, incentivando outros colegas a seguirem o mesmo exemplo. Segundo Rubia, depoimentos como o de Felipe servem para conscientizar meninos e meninas da mesma faixa etária sobre os bons hábitos de saúde.

"Através da educação é possível realizar grandes transformações na área da saúde, não apenas no ambiente escolar, mas também nas residências, com efetivo apoio das famílias. Nesse processo, a figura do educador tem extrema importância, pois é ele o grande transmissor do saber, portanto o personagem capaz de sensibilizar pais e filhos", esclareceu Rubia.

Saúde e Lazer

A atividade física não ficou de fora da comemoração. Uma equipe de profissionais do Programa Academia da Cidade motivou os estudantes, que repetiam com animação os movimentos sincronizados, executados pelos professores de educação física Pedro Bittencourt e Odete Mota. A professora do 4º ano da Emef. Profº Diomedes Santos Silva, Rosemeire da Conceição, aprovou a iniciativa. "O momento vivido pelos estudantes é ímpar, já que muitas temáticas discutidas em sala de aula estão sendo apresentadas de forma interativa e prazerosa", disse Rosemeire.

Depois da atividade física, professores e alunos conheceram na prática o sabor de um lanche saudável. Eles se deliciaram com frutas e sanduíches naturais. "É tudo muito gostoso", enfatizou Maria Costa, de 6 anos. Ela ainda contou que sempre aprovou a merenda oferecida na escola. "Todo dia tem uma coisa nova", disse.

PSE

O programa foi instituído nacionalmente, graças a uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde. Aracaju aderiu ao programa nacional em 2008, quando foram cadastradas 19 Equipes de Saúde da Família. Para este ano, serão contempladas 89, integrando 27 estabelecimentos de ensino a 26 Unidades de Saúde da Família. O cadastramento das unidades de ensino interessadas deve ser realizado pelo coordenador escolar na página eletrônica do MEC. O cadastrador também deverá indicar o articulador do programa na escola.