Com a proposta de apreciar e estudar o cinema brasileiro, o Cineclube Kipá, em parceria com o Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira | Programa Olhar Brasil, exibiu na última sexta-feira, 8, o documentário 'O Fim e o Princípio', do diretor brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos maiores documentaristas da atualidade.
O filme foi feito sem pesquisa prévia, personagens, locações nem temas definidos. Uma equipe de cinema chegou ao sertão da Paraíba, no município de São João do Rio do Peixe, no Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco.
Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores contam sua vida, marcada pelo catolicismo, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.
Discussão
Após a exibição, os cineclubistas debateram a linguagem e a proposta do diretor. Para Diogo Francisco, que participou pela primeira vez do Cineclube, o documentário inovou. "O Eduardo Coutinho tem sempre essa proposta de entrevistar pessoas em seus filmes. Mas este, com certeza, foi especial por retratar o sertão através da voz dos próprios sertanejos", disse.
Diogo também elogiou a iniciativa de criação do cineclube. "Fui muito bem recebido. Adorei a proposta de apreciar filmes e depois discutir cinema", registrou. O Cineclube Kipá acontece todas as sextas, às 14h, na sede do NPD.