Prova ABC é aplicada em escola municipal

Educação
12/04/2011 14h02

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Henrique Teixeira Lott, localizada no bairro América, resolveram, na manhã desta terça-feira, 12, a Prova ABC, conjunto de provas desenhadas, elaboradas para meninos e meninas que concluíram com êxito o 3º ano (antiga 2ª série) em 2010, e que estejam cursando o 4º ano/3ª série em 2011 em escolas públicas e particulares das capitais brasileiras. Eles foram avaliados na área da leitura, escrita e matemática.

Sem hesitar, o pequeno Ryan Bispo dos Santos, 9 anos, fez questão de declarar que se saiu muito bem na prova. "Tirei de letra, mesmo porque gosto muito de estudar português e matemática. Achei até que as provas que fazemos na escola são mais difíceis", avaliou.

A aplicação da Prova ABC, também conhecida como ‘Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização', teve duração de uma hora e meia e foi conduzida por uma equipe do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). Após a resolução, foi coletada a percepção dos alunos sobre a prova, sendo que os resultados obtidos serão divulgados apenas de forma consolidada em nível nacional e por regiões do país, ou seja, não serão publicados resultados isolados por escola ou por município.

Para a professora polivalente que acompanha os estudantes, Ana Laura Santos, o caráter da avaliação está associado a um método de ensino contextualizado e interdisciplinar, o que justifica a naturalidade com que os meninos e meninas encararam o desafio. "É gratificante saber que a aprendizagem adquirida pelos alunos na sala de aula em que eu atuo irá  favorecer a obtenção de dados que servirão para melhorar a qualidade da Educação Básica no Brasil", ressaltou a professora.

Acompanhando a aplicação da Prova ABC, a coordenadora geral da escola, Ivaneide Faro, já idealiza as novas atividades lúdico-educativas que serão desenvolvidas na unidade escolar no segundo semestre. "Trataremos da preservação do meio ambiente e envolveremos os estudantes com dinâmicas diversas", adiantou a coordenadora.

Prova

A Prova ABC é aplicada pelo IBOPE e Instituto Montenegro, em parceria com a organização não-governamental Todos Pela Educação, Cesgranrio e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O objetivo é construir um indicador que observe os resultados referentes ao final do ciclo de alfabetização na 2ª série/3º ano da Educação Básica, no sentido de mensurar os avanços na aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental I e II.

Seis mil alunos de 262 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares das 27 unidades da federação farão a prova. Na capital sergipana, a unidade escolar sorteada para servir de amostra desse estudo foi justamente a Henrique Teixeira Lott. Foram preparados 20 cadernos de prova diferentes, sendo dez com 20 questões de matemática e dez com 20 questões de literatura, compostos a partir de rotação de itens. Os alunos ainda fizeram uma redação.