Comunidade está ansiosa pela inauguração do Museu do Mangue

Funcaju
13/04/2011 08h14
Início > Notícias > Comunidade está ansiosa pela inauguração do Museu do Mangue

Dona Rosa Angélica criou os quatro filhos às margens da Maré do Apicum, no bairro Coroa do Meio. E foi com grande satisfação que ela assistiu à conclusão das obras do Museu do Mangue, construído pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). "Eu sempre digo a quem quiser ouvir que o mangue são as mãos de Deus estendidas. Aqui é o lugar onde muita gente ganha o seu pão", diz a dona  de casa de 59 anos, enquanto varre a calçada de casa, em frente ao prédio do novo museu.

A estrutura tem cinco quiosques, centro produtivo, núcleo de apoio aos pescadores, píer, módulo de apoio à saúde, espaços para a realização de oficinas, palestras, exibição de vídeos e exposições, dois atracadouros, estacionamentos para carros e ônibus de turismo, além de três quadras de esportes.

A construção da obra contou com total apoio da comunidade. Seu Benedito dos Santos e a sua esposa, Ângela dos Santos, fizeram questão de participar das discussões ainda no momento de implementação do projeto. O casal de comerciantes está animado com as novas perspectivas que serão criadas pelo museu. "Eu tenho certeza que isso vai trazer mais emprego e renda pra região com a vinda de turistas", diz Benedito.

"O que a gente espera, é que esse museu seja algo vivo. Que aconteçam eventos, palestras, exposições porque, assim, esse local vai ser referência turística, não só para Aracaju, mas para o Brasil inteiro", acredita o comerciante. Já dona Ângela vê o museu como um instrumento de educação ambiental. "Ele tem que servir tanto para os turistas, como também para os próprios moradores da região. Digo isso porque é importante que as nossas crianças, além de terem um lugar para brincar, aprendam desde cedo a preservar a natureza, a cuidar das nossas águas", argumenta.

Obras

O Museu do Mangue é um conjunto arquitetônico edificado próximo a uma área de preservação ambiental. A maré do Apicum, onde o empreendimento está localizado, agrega um dos ecossistemas mais férteis e diversificados do mundo. Os manguezais exportam matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. As obras são resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. O investimento foi de R$ 1,6 milhão.