PMA intensifica ações de prevenção aos alagamentos

Infraestrutura
12/04/2011 16h51

Com a chegada do período chuvoso e a previsão de um grande volume de águas para os próximos meses, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), intensifica os serviços de prevenção de alagamentos em diversos pontos da capital.

Na manhã desta terça-feira, 12, foi iniciado o serviço de limpeza da rede drenagem ao longo da avenida Heráclito Rollemberg até  a ponte do São Conrado, uma das mais importantes vias de acesso ao litoral sul e à zona de expansão da capital.

Uma equipe composta por sete profissionais trabalha na desobstrução das grelhas e tubos que compõem a rede de drenagem superficial da avenida. O lixo e os resíduos naturais que estavam acumulados dentro das grelhas estão sendo retirados. O serviço, que terá duração de dez dias, vai facilitar o escoamento das águas pluviais, evitando a obstrução da rede de drenagem.

A medida está sendo realizada nos dois lados da avenida, e compreende o trecho entre o Distrito Industrial de Aracaju (DIA) e a ponte que liga o bairro São Conrado, uma área de mais de 7 km que será totalmente desobstruída. Além dos resíduos de formação natural, a equipe detectou a presença de um grande volume de lixo urbano, o principal responsável pela interrupção do fluxo das águas no período chuvoso.

Colaboração

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, é preciso que toda a população colabore, evitando jogar lixo nas vias públicas. "O lançamento de entulho nas vias da cidade é um hábito que muitas vezes as pessoas praticam sem consciência dos danos para o sistema de drenagem, sobretudo em época de chuva, quando esses dejetos acabam por contribuir para a formação de pontos de alagamento", explica o engenheiro.