Equipes de Saúde Bucal realizam ações em escolas públicas

Saúde
13/04/2011 10h39

As ações de intersetorialidade na Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vêm se consolidando progressivamente, em especial entre as secretarias de Saúde e Educação, que juntas desenvolvem o Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo é integrar as estratégias do município nessas duas áreas em benefício dos alunos da rede pública. O programa acontece em 27 estabelecimentos de ensino e 26 Unidades de Saúde da Família (USFs), envolvendo 20 mil estudantes.

Nesta quinta-feira, 14, às 14h, uma das equipes do Programa Saúde Bucal vai visitar a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Juscelino Kubistchek, no bairro Coroa do Meio. No mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou a todos os cirurgiões dentistas e auxiliares de Saúde Bucal a padronização das ações a serem desenvolvidas nas escolas e creches de Aracaju. As orientações foram repassadas durante oficinas de trabalho. Além dos profissionais do município, estudantes do curso de Odontologia que fazem estágio na SMS também foram capacitados.

A referência técnica do Programa Saúde Bucal da SMS, Agda Oliveira, afirma que as ações e parcerias vem sendo ampliadas. "Com o PSE, a Saúde Bucal está ganhando, de fato, dimensão de programa. Antes as nossas ações eram realizadas de forma isolada", lembra Agda, que também é membro do Grupo Técnico Intersetorial (GTI) do PSE da Prefeitura de Aracaju. No Programa Saúde Bucal, ao todo, a Prefeitura de Aracaju conta com 64 equipes de cirurgiões dentistas e auxiliares de consultório dentário (ACD) que atuam nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs). Dessas, 52 equipes estão inseridas no Programa Saúde na Escola.

Alcance

O PSE foi instituído nacionalmente através de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação com o objetivo de articular e integrar ações desenvolvidas nas escolas e nas Unidades de Saúde da Família. O município de Aracaju aderiu ao programa em 2008. Na época foram cadastradas 19 Equipes de Saúde da Família. Este ano, serão 89 equipes, integrando 27 estabelecimentos de ensino a 26 Unidades de Saúde da Família (USF).

Nacionalmente, o PSE atende 1.993 municípios. Dos três componentes principais do programa, o eixo ‘Avaliação das Condições de Saúde' busca observar o estado clínico dos estudantes, com atualização do cartão da criança, detecção precoce da hipertensão, avaliações nutricionais e da saúde bucal.

Nas ações referentes à promoção e à prevenção, o programa promove atividades educacionais para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. Já no eixo ‘Estratégias de Educação Permanente' estão previstas formações para professores e gestores da educação básica e para os profissionais das Equipes de Saúde da Família. Outra proposta do PSE é estimular a formação de jovens, criando uma cultura promotora da saúde.