Alunas de escola da capital participam de campeonato em Alagoas

Educação
13/04/2011 17h58

A equipe feminina de handebol da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, enfrentará um novo desafio neste fim de semana.  As meninas viajarão até Maceió para disputar a ‘IX Copa Handebol Guerreiros das Alagoas'. O evento acontece entre os dias 15 e 17 de abril e as representantes da capital irão disputar nas categorias cadete e juvenil. Atletas dos estados de Alagoas e Paraíba marcarão presença no evento, que premiará com medalhas o melhor goleiro, o melhor jogador e os times que se classificarem entre os três primeiros lugares.

Treinada pela professora de educação física da unidade escolar, Meryane Almeida, a equipe é composta por alunas que iniciaram a prática esportiva ainda aos 8 anos de idade. Além do acompanhamento no esporte, a treinadora orienta as atletas para que elas também tenham um bom desempenho em sala de aula. "Procuro conscientizar todo o grupo sobre a importância da aprendizagem, na perspectiva de que o desenvolvimento intelectual esteja associado ao êxito na prática do handebol" conta a técnica.

Segundo ela, o objetivo principal da equipe é estar entre os três primeiros classificados, de acordo com as categorias e o naipe. "Tanto as atletas da categoria cadete (12 a 16 anos), quanto da juvenil (16 a 18 anos) treinaram com muita dedicação. Essa nova oportunidade trará amadurecimento para a equipe e a chance de aprimorar tudo o que aprenderam em quadra, só que desta vez, jogando com grandes adversárias", comentou.

Vencedoras em diversos campeonatos, as meninas encaram treinos de segunda a sexta-feira, com duração de três horas diárias, na quadra poliesportiva da Emef. Presidente Vargas. A escola vem sendo reconhecida como uma verdadeira fábrica de novos talentos. Só nos anos de 2009 e 2010, as atletas Vanessa Bonfim e Graciele Gonzaga receberam o troféu ‘Melhores do Ano', pela Federação Sergipana de Handebol, título que as tornaram referência no Estado de Sergipe.

De acordo com a jogadora e estudante Brenda Gusmão, 14, o treino intensivo não prejudica o rendimento escolar. "Mesmo estudando no turno da tarde e treinando à noite, tenho usado as manhãs livres para estudar. Ainda que com uma rotina agitada, me sinto satisfeita e alegre em poder participar da equipe. Definitivamente, o esporte faz parte de minha vida e me completa", declarou a jogadora.

A capitã do time, Vanessa Lisandra Bonfim, 16, conta que o treino intensivo é um importante recurso para o alcance dos objetivos. "Nossa rotina é puxada, trabalhamos os diversos fundamentos do esporte e aperfeiçoamos nossas jogadas. Nosso alvo é trazer para a nossa escola importantes títulos e para isso nos esforçaremos ao máximo", assegurou a atleta.

Conquistas

O handebol passou a fazer parte da vida escolar dos alunos da Emef. Presidente Vargas em 1998, a partir da formação de grupos de queimado conduzidos pela técnica Meryane Almeida. O otimismo e a força de vontade da equipe feminina em mostrar bom desempenho nos treinos, nas competições e principalmente na sala de aula, renderam à unidade escolar inúmeras classificações.

A equipe feminina foi destaque em grandes competições, sendo bicampeã nos Jogos da Primavera e nos Jogos Escolares da TV Sergipe nos anos de 2007 e 2009; campeã na Copa Léo Filho e na Copa A Suly-Tex de Handebol, ambas realizadas no ano de 2007. Entre disputas regionais e nacionais, ao todo, foram 19 títulos conquistados pelo time.

Também em 2010, as meninas não deixaram de colecionar títulos. A equipe infantil feminino foi bicampeã dos Jogos Escolares TV Sergipe e dos Jogos da Primavera. Além disso, as do cadete feminino foram vice-campeãs da III Copa A Suly-Tex de Handebol e vencedoras do Campeonato Sergipano. A equipe juvenil feminino brilhou no Projeto Verão 2010, ao acrescentar mais um troféu na lista das competições vencidas.

Desafios

Ainda este ano, as jovens atletas terão grandes desafios pela frente.  A meta é superar expectativas no Campeonato Sergipano de Handebol, nos Jogos Escolares da TV Sergipe, realizados em maio, e nos Jogos da Primavera, em agosto.