Usuários têm livre acesso à internet no Parque da Sementeira

Administração
14/04/2011 08h11
Início > Noticias > 45422

Com um espaço de 396.019 m², o Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, é um dos locais mais visitados na capital. Além de atrair visitantes e moradores pela sua extensa área verde, o lugar também tem chamado a atenção dos frequentadores pelo seu serviço de acesso gratuito à internet. O parque foi o primeiro ponto de livre acesso ao sistema wireless, por meio do projeto ‘Aracaju Digital', lançado no final do ano passado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

A zona de acesso à internet abrange um raio de 200 a 300 metros a partir da torre de comunicação da Guarda Municipal, onde foi instalada a antena transmissora do sinal Wi-Fi. A rede possui a velocidade de um mega e pode ser acessada sem senha. Segundo o diretor de tecnologia da informação da PMA, Danilo Porto, alguns estudos estão sendo realizados para o uso de autenticações que ajudem a identificar os usuários que acessam a internet no parque.

"O objetivo é estabelecer alguma identificação dos usuários, através do uso de login e senha, para que cada pessoa seja responsabilizada sobre a forma como utiliza o seu acesso à internet. Essa medida serve, em especial, para se caso os usuários usarem o sistema de forma inadequada, como o acesso a sites de conteúdos ilícitos, eles possam responder pessoalmente por seus atos perante às autoridades competentes", explica Danilo.

Todos os aparelhos com suporte à tecnologia Wi-Fi, como celular, tablets, netbooks, notebooks, ou smartphones, podem ter livre acesso à rede. Em média, são realizados 90 acessos semanais e, por mês, este número abrange 360 acessos. Para os assíduos frequentadores do parque, como o estudante Luís Francisco Feitosa, o acesso à internet ampliou as opções de lazer, além de estimular o aumento de visitantes.

"Moro próximo ao Parque e venho quase três vezes por semana. Aqui, consigo ler uma notícia, ver e-mails, entrar nas redes sociais. Tudo isso sem perder de vista a bela paisagem do lugar", diz o estudante.  

Inclusão    

O projeto ‘Aracaju Digital' será ampliado para outros locais da cidade. O próximo lugar contemplado com o projeto é o bairro Bugio, seguido de uma praça no Centro da capital e do Calçadão da 13 de Julho. A meta da administração municipal é que, até 2012, 30% da cidade ofereça acesso à internet gratuitamente.

Para Danilo Porto, estas medidas ajudam a democratizar o uso da internet para toda à população. "A inclusão social através da democratização dos meios digitais é importante para toda população. Ainda mais se levarmos em conta que nem todos podem ter acesso ao uso de modems ou roteadores particulares, com um custo de cerca de R$ 50 por mês", esclarece.