Prefeitura de Aracaju recolhe 14,6 mil pneus em desuso

Saúde
14/04/2011 09h24
Início > Noticias > 45428

Seja acumulando água parada ou obstruindo vias e esgotos públicos, pneus abandonados são a causa de diversos problemas para as cidades. Por isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém o programa de coleta, armazenamento e repasse de pneus em desuso para empresas de reciclagem. De janeiro a março de 2011, o programa registrou um aumento de 15% no número de pneus coletados em relação ao mesmo período de 2010. No total foram coletados 14,6 mil pneus em apenas três meses.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante, iniciar o ano com resultados positivos é uma grande conquista. "A cada ano o programa aumenta o percentual de coleta de pneus, auxiliando no combate ao mosquito aedes aegypti. Com o passar dos anos, a população passou a reconhecer a ação e a ajudar em mais essa iniciativa da Secretaria no combate a dengue", afirma Taíse Cavalcante.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, essa é uma importante ação de combate a focos de dengue. "A coleta de pneus é de extrema relevância no combate à doença. É um mecanismo encontrado, não só como estratégia de prevenção da dengue, mas também uma forma de educar a comunidade sobre os riscos, além de dar destino correto a esse material. E os resultados demonstram a efetividade dessa ação que beneficia toda população da capital", afirma Silvio.

Armazenamento

Os pneus são armazenados em um galpão da Emsurb, situado no bairro Santa Maria, com capacidade para receber uma média de 20 mil pneus. Os cidadãos que tiverem interesse em colaborar com o serviço, podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão da Emsurb, através do telefone 0800-284-1300.

Evolução

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, desde a criação em 1999, o programa já recolheu mais de 1,3 milhões de toneladas de pneus. Para se ter uma idéia do avanço nos últimos anos, em 2007 foram recolhidos 20,5 mil pneus; em 2008 foram 30,9 mil; em 2009 foram 39,6 mil e em 2010 a Prefeitura de Aracaju tirou das ruas da capital 44,5 mil pneus em desuso.