Alunos do CAP participam de atividades na praia de Aruana

Educação
14/04/2011 16h35
Início > Noticias > 45439

A manhã desta quinta-feira, 14, foi de bastante entusiasmo para os alunos do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP). O espaço, que é mantido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), ofereceu o desenvolvimento de atividades físicas na praia de Aruana. A diretora do CAP, Joana D'Arc e as professoras Clotilde Vasconcelos, Lívia Viana e Ilná Cardoso auxiliaram os alunos durante toda prática educativa.

A primeira parte das atividades foi dedicada ao aquecimento. Em seguida, um momento especial e de alegria se deu com a sensibilização, processo realizado através do contato direto dos deficientes visuais com a areia da praia, a água do mar e a grama que predomina ao lado do calçamento. Segundo Joana, o objetivo da atividade é auxiliar no desenvolvimento da locomoção em espaços abertos, com e sem o uso da bengala.

"Também de fundamental importância é o contato com a natureza, afinal, não existe idade certa para despertar os sentidos", enfatizou Joana D'Arc. Segundo ela, com esses e outros atrativos, a exemplo das aulas de soroban (espécie de ábaco para o ensino de cálculo matemático), braille, música, estimulação precoce e orientação e mobilidade, o CAP fornece os subsídios ao aluno cego ou de baixa visão, para sua inserção no mercado de trabalho.

Autonomia

O cantor Roberto Jesus, 52, é aluno do CAP e descreveu em poucas palavras o significado da visita à praia de Aruana. "Um momento único", afirmou ele. Para Roberto, ações desse caráter proporcionam ao deficiente visual autonomia e muita felicidade.

"Estou me sentindo tão bem, que não sei descrever o tamanho da minha satisfação", acrescentou o cantor, que ingressou no Centro em 2001 para participar do reforço em braille. Ele também é um assíduo frequentador das aulas de canto e violão, cujos conteúdos o auxiliaram nas apresentações artísticas em praças públicas e bares da capital. Com a ajuda do CAP, Roberto Jesus chegou a gravar vários CDs.

Já o aluno Maicom Santos, 17, não se intimida em afirmar que o CAP mudou a sua vida. "Há um ano eu não tinha o mínimo interesse em estudar. Conheci o Centro de Apoio e hoje sou outra pessoa. Adquiri o gosto pela música, não falto um dia de reforço, e ainda me pego ansioso pelo início das aulas de futsal", detalhou o aluno.

Atendimento

O CAP de Aracaju, criado em 1998, é o primeiro do país mantido por uma administração municipal. Para se matricular, o cidadão deve levar um relatório médico detalhando suas limitações visuais e ser avaliado pela equipe do Centro de Apoio. O CAP fica localizado na Rua Vila Cristina, nº 194, bairro São José. O horário de funcionamento vai das 7:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h.