Multirão de cirurgias começou a ser realizado esta semana

Saúde
14/04/2011 17h56
Início > Notícias > Multirão de cirurgias começou a ser realizado esta semana

Foi realizada nesta quinta-feira, 14, a segunda reunião de 2011 do Colegiado Interfederativo Regional (CIR/Aracaju). O colegiado reune os secretários de Saúde dos oito municípios que compõem a região da grande Aracaju. As autoridades atualizaram informações, apontaram novas demandas e traçaram estratégias para dar celeridade aos mutirões de cirurgias eletivas anunciadas pelos secretários da Saúde de Aracaju, Silvio Santos e do governo estadual, Antonio Carlos Guimarães. Para eliminar a fila reprimida, foram investidos R$ 5 milhões reais.

Presidido por Silvio Santos, o Colegiado é formado pelos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga d´Ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão. Além das cirurgias de alta complexidade, na coletiva à imprensa no dia 06, foram anunciadas ainda a abertura das UTI pediátricas e maternal no Hospital Santa Isabel.

Silvio Santos informou aos membros do Colegiado que os mutirões cirúrgicos já começaram esta semana. Ele apresentou os detalhes para que cada município possa enviar as listas de agendamento dos usuários do interior para o Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar).

Para a secretária de Saúde de Santa Rosa de Lima, Daiane Oliveira, o colegiado oferece um momento de unidade entre os municípios dessa região. "Apontamos demandas e apresentamos novas deliberações com o objetivo de atender os interesses de cada uma das cidades envolvidas no CIR/Aracaju", disse. Já secretário municipal de Saúde de São Cristóvão, Edmilson Brito, afirmou que o CIR está promovendo o compartilhamento do debate em torno de problemas comuns na área de Saúde na região.

Cirurgias

Dos investimentos e contratos, foi feito um acordo com o Hospital Cirurgia para atender as solicitações reprimidas no Nucaar de Aracaju sendo que, mensalmente, serão realizadas 100 cirurgias ortopédicas; 55 cirurgias de hérnia, próstata, vesícula e postectomia; 20 artroscopias; 120 colonoscopias e retosigmoidoscopias; 500 tomografias computadorizadas além do pronto atendimento em ortopedia.

Já com o Hospital Santa Isabel, foram acordados 400 cirurgias mensais relacionadas à saúde da mulher, como períneo, laqueadura, mioma e esterectomia. A expectativa dos gestores é zerar em cinco meses a fila para cirurgias ortopédicas.