Bairro Santos Dumont ganhará nova Unidade de Saúde da Família

Saúde
14/04/2011 18h36
Início > Noticias > 45443

Atendendo a uma solicitação da comunidade do bairro Santos Dumont, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta quinta, 14, uma reunião na Associação Bom Pastor. No encontro foram discutidas as propostas de reforma e construção de uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) onde deverá funcionar a USF Renato Mazze Lucas. Atualmente, o atendimento acontece em um prédio cedido pela Secretaria Estadual da Saúde num local distante, mas os moradores querem que a USF volte a funcionar no mesmo local de antes.

O coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap), Geison Ricardo Valença, tranquilizou a comunidade do bairro, informando que a unidade não será fechada e que a SMS foi contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC) para reforma e construção de uma nova unidade de saúde.

"A reunião serviu para ouvirmos a comunidade e para que a população tenha conhecimento de que a secretaria está trabalhando para solucionar a situação. A nossa procura agora é por terreno, para que as obras possam ser iniciadas. Porém, o prédio onde a unidade se encontra atualmente, de forma provisória, tem que passar por reformas, pois a construção de uma nova unidade demanda tempo. Nesse período de reforma iremos transferir as equipes para a USF Carlos Hardmam Cortes", afirma o coordenador.

Na reunião também ficou definida a elaboração de um plano de trabalho, que será feito pela equipe da unidade e que permitirá que a população tenha conhecimento dos turnos dos profissionais que atuam na USF Carlos Hardmam Côrtes. Esse plano de trabalho será apresentado na próxima reunião, marcada para terça-feira, 19 de abril.

Etapas

O evento também contou com a participação do coordenador do Núcleo de Serviços (Nuser) da SMS, Luis Roberto Freitas, que informou o prazo da reforma da unidade. "O processo para aquisição do terreno para a construção de uma nova unidade é demorado, por isso precisamos acelerar a reformar do prédio onde a unidade se encontra, com a finalidade de proporcionar mais conforto para os profissionais e usuários. A reforma da unidade tem previsão de 20 dias para entrega", disse o coordenador.

De acordo com a presidente do conselho comunitário do Renato Mazze Lucas, Maria de Lurdes Santos de Jesus, a reunião foi muito proveitosa e tranquilizadora. "Neste encontro nós ficamos sabendo quais são as intenções da secretaria e sabemos agora quais são os próximos passos. Dessa forma ficamos mais tranquilos, por isso acho que a reunião foi muito proveitosa", disse Maria de Lurdes Santos de Jesus.  

Segundo o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos a secretaria se colocou à disposição dos moradores para esclarecer dúvidas e passar todas as informações. "A população não pode ficar sem respostas e a reunião foi uma solução para comunicarmos o que estamos fazendo. Agora vamos passar para a ação de fato, cumprindo os prazos para reforma e construção da nova unidade", explicou Silvio Santos.